Author(s):
Martins, Ricardo Louro
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/8694
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Epopeias indianas - História e crítica; Epopeias gregas - História e crítica; Mulher (Filosofia) - Antiguidade; Poder (Filosofia) - Na literatura; Mulheres - Na literatura; Deusas hindus - Na literatura; Deusas gregas - Na literatura; Mitologia hindu; Mitologia grega; Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, História e Cultura das Religiões, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
A literatura épica indo-europeia oferece-nos inúmeros exemplos de mulheres e deusas poderosas, que longe de representarem apenas a passividade face à acção heróica masculina, expressam o centro sobre o qual toda a acção épica se resolve. A mulher épica é por natureza aquela que dá, detendo assim o papel mais simbólico quanto à soberania e reconhecimento da mesma, o qual se expressa nas suas relações familiares e amorosas. A heroína épica, reflectindo princípios e divindades femininas, possibilita compreender as crises terrenas aliadas das celestes, bem como o processo de legitimação de um poder celeste no mundo e da preservação de uma dinastia, que são com frequência representados no casamento e no contra-rapto legal. A compreensão da mulher épica grega e indiana enquanto elemento legitimador, que afasta e congrega os elementos masculinos, torna-se possível quando esta é libertada do seu contexto e comparada com outras mulheres e deusas que lhe são semelhantes, permitindo elaborar uma origem e estrutura cultural indo-europeia.
Abstract: The Indo-European epic literature gives us numerous examples of powerful women and goddesses, who represent not only passivity against the masculine heroic action, but the core on which all the epic action is resolved. The epic woman is by nature the one who gives, holding the most symbolic role as the sovereignty and recognition, which is expressed in their family and amorous relationships. The epic heroine, reflecting principles and female divinities, allows the understanding of the celestial crises combined with earthly crises, as well as the process of legitimation of an heavenly power in the world and the preservation of a dynasty, which are often represented in marriage and legal reabduction. The understanding of greek and indian epic woman as legitimizing factor, that alienates and brings together the masculine elements, becomes possible when she is released from its context and is compared to other women and goddesses that are similar to her, allowing to elaborate an Indo-European origin and cultural structure.