Document details

Estratégia de ensino Project-Led Education no Curso Profissional de Técnico de Multimédia

Author(s): Batista, Tania Milène Henriques Marques, 1983-

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9076

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ensino profissional - Portugal; Trabalho colaborativo; Métodos de ensino; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013


Description

Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013

O projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, na turma do 12.ºM1 do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, na disciplina de Projeto e Produção Multimédia, no módulo “Projeto II”, ao longo de seis aulas de 90 minutos. O projeto geral, dividido em várias fases, propôs o desenvolvimento de um produto multimédia, nomeadamente de um website, de forma colaborativa e autónoma, simulando uma situação abrangente de resolução de problemas similar às do mercado de trabalho. O projeto relativo à presente intervenção pedagógica, incidiu na fase do desenvolvimento do design gráfico do website, tendo como objetivos: i) conceber layouts para um produto multimédia; ii) aplicar de forma adequada os princípios de design gráfico; iii) potenciar conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos ao longo do curso. A estratégia de ensino adotada foi o Project-Led Education (PLE), onde o professor se assume como um facilitador de aprendizagem, privilegiando-se a aprendizagem centrada no aluno, o trabalho colaborativo, a interdisciplinariedade e a resolução de problemas similares aos do mercado de trabalho. A avaliação foi maioritariamente formativa, através da observação e acompanhamento tanto do desempenho individual dos alunos, assim como das equipas de trabalho, tendo sido dado continuadamente feedback. A avaliação sumativa considerou a avaliação do processo e a do produto. Propôs-se ainda com este projeto analisar, com cariz investigativo, quais eram as perceções dos alunos face ao projeto desenvolvido no âmbito do PLE, tendo-se efetuado a avaliação desta dimensão através do uso de questionários. As avaliações das aprendizagens dos alunos revelaram que os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem definidos, através deste projeto. Os resultados obtidos através dos questionários indicaram que o uso do PLE resultou com esta turma, tendo ocorrido um aumento positivo da perceção dos alunos face à importância do desenvolvimento de projetos similares ao mercado de trabalho.

The pedagogical intervention project was developed on Escola Secundária D. Dinis, in Lisbon, on the 12th grade, class M1 of the Multimedia Technician Professional Course, on the Project and Multimedia Production class, module "Project II", though six classes, of 90 minutes each. The general project, divided into several phases, has proposed the development of a multimedia product, a website, in a collaborative and autonomous fashion, simulating a problem-solving situation similar to those found in real work environments. The project consists of the graphical design phase of the website, having as goals: i) layout design for a multimedia product; ii) adequately apply graphical design principles; iii) use knowledge previously acquired by the students along the course. The teaching strategy used was Project-Led Education (PLE), in which the professor positions himself as a learning facilitator, giving privilege to student centered learning, collaborative work, interdisciplinarity, and solving problems similar to those found in real work environments. The evaluation process was mainly formative, through observation and monitoring, both of the individual student performance, and also of the work teams, providing continuous feedback. Summative evaluation considered the process and product evaluation. In addition, this project seeks to analyze, in an investigative fashion, what are the students' perceptions regarding the developed project in PLE, this evaluation was done using questionnaires. The students' learning evaluations revealed that the students have met the defined learning goals, through this project. The obtained results from the questionnaires indicate that the use of PLE has been successful with this class, resulting in a positive increase of the students' perception of the importance of the development of projects similar to those found on real work environments.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, João Filipe, 1950-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents