Document details

Los textos periodísticos como recurso didáctico en la classe de ELE

Author(s): Patrocinio, Lilia Valentinova Mileva , 1983-

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9079

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Imprensa periódica; Ensino da língua espanhola; Competência comunicativa (Linguística); Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013


Description

Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português-Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013

A imprensa escrita é um documento autêntico, que reflecte a actualidade espanhola em todas as suas dimensões e, para além disso, reúne uma série de particularidades, que a transformam num instrumento valioso para a aprendizagem de uma língua estrangeira. A sua enorme riqueza e variedade, a nível temático, linguístico e cultural, proporcionam-lhe um grande potencial didáctico, possibilitando que seja utilizada como material de suporte para a introdução de conteúdos variados e para o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas. O presente relatório tem por objectivo evidenciar esta dimensão multifacetada, que caracteriza a imprensa e o seu principal foco de atenção residirá em explicar e exemplificar de que forma podemos utilizar os textos jornalísticos para enriquecer e diversificar as nossas aulas e motivar os nossos alunos para o estudo da língua espanhola. Para isso é, aqui, apresentado o trabalho desenvolvido com os alunos da Escola Luís Freitas Branco, no âmbito do programa de Mestrado em Ensino da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que tem por base teórica a abordagem por tarefas e o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, com recurso à imprensa.

La prensa es un documento auténtico que refleja la actualidad española en todas sus dimensiones y reúne una serie de particularidades que la convierten en un valioso instrumento para el aprendizaje de una lengua extranjera. Su enorme riqueza y variedad, a nivel temático, lingüístico y cultural, permiten que la prensa asuma un gran potencial didáctico y sea utilizada como un material de suporte para la introducción de contenidos variados y para el desarrollo de las diferentes destrezas lingüísticas y comunicativas. Esta memoria se centra, precisamente, en esta dimensión multifacética, que caracteriza la prensa, visto que su principal objetivo es ejemplificar en qué medida podemos utilizar los textos periodísticos para enriquecer y diversificar nuestro trabajo en clase y motivar nuestros alumnos para el aprendizaje del español. El presente informe se sustentará en los conceptos teóricos del enfoque comunicativo y la enseñanza mediante tareas con recurso a la prensa, evidenciando el trabajo realizado con un grupo de estudiantes de la escuela Luís Freitas Branco, en el ámbito del programa de la Maestría en Enseñanza que ofrece la Facultad de Letras de la Universidad de Lisboa.

Document Type Master thesis
Language Spanish
Advisor(s) Santos Rovira, José María
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents