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Trabalhadores temporários e a termo : a percepção de cumprimento psicológico, suporte organizacional e implicação afectiva

Author(s): Caldas, Nadine Costa

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/936

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Psicologia dos recursos humanos; Contrato psicológico; Trabalhadores temporários; Teses de mestrado


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), 2008, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Dado que os trabalhadores temporários são cada vez mais uma presença familiar nas organizações, este estudo explora as consequências do estatuto do trabalhador nas percepções do cumprimento psicológico, suporte organizacional, e implicação, utilizando como suporte a teoria da troca social. Comparou-se trabalhadores temporários com trabalhadores a termo numa amostra de 499 operadores de call center. Como esperado verifica-se que os trabalhadores a termo quando comparados com os trabalhadores temporários revelam ter uma maior percepção de cumprimento do contrato psicológico relacional, no entanto, não são encontradas diferenças significativas no contrato psicológico balanceado e transaccional. Por outro lado, os trabalhadores a termo são mais implicados para com a organização, todavia contrariamente à hipótese formulada, não apresentam diferenças significativas na percepção de suporte organizacional quando comparados com os temporários. Estes resultados podem ter implicações no tratamento dos trabalhadores a termo e temporários nos contact centers, pelo que estas serão discutidas.

Given that the temporary worker is likely to be a familiar presence in organizations, this paper explores the consequences of work arrangements on the psychological contract fulfillment, perceived organizational Support and commitment, using the social exchange theory as a framework for analysis. The study compared temporary workers with fixed term workers, in a sample with 499 call center workers. As Expected, fixed term workers when compared with their colleagues temporaries regard have a relational psychological contract fulfillment, however, no significant differences are finding in transactional and balanced psychological contract. Specifically, fixed term workers are more committed to the organization, however, contrary the formulated hypothesis this workers don't demonstrate significant differences in organizational support perceived when compared with temporary. Such findings could have implications for the treatment of temporary workers in call centres, therefore this are discussed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Chambel, Maria José, 1962-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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