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A promoção da literacia científica e da cidadania através de ativismo fudamentado

Author(s): Esperto, Ana Paula Alves, 1964-

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9954

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Literacia científica; Educação para a cidadania; Didáctica das ciências; Teses de mestrado - 2013


Description

O presente estudo descreve e avalia as potencialidades e as dificuldades de uma iniciativa de ativismo centrada na resolução de problemas associados a questões socio-científicas (QSC), na promoção da literacia científica e no desenvolvimento de competências essenciais para o exercício de uma cidadania participada, interventiva e responsável. O estudo incidiu em 28 alunos de uma turma do sétimo ano do Ensino Básico, que realizaram atividades de resolução de problemas contextualizadas em situações do quotidiano, relacionadas com problemas sociais enquadrados no âmbito da temática, Educação Rodoviária. Foi adotada uma metodologia de investigação mista, com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática em contexto natural. Os instrumentos utilizados na recolha de dados incluem, a redação de notas de campo, os registos escritos (trabalhos dos alunos e respetivas apresentações), os questionários que foram aplicados antes e depois da intervenção (pré e pós teste) e as transcrições de entrevistas em grupo focal no final da intervenção. Os dados foram analisados com o objetivo de avaliar as potencialidades e as dificuldades de iniciativas de ativismo centradas na resolução de problemas associados a QSC e no desenvolvimento de competências. Esta abordagem proporcionou a alteração de algumas conceções e comportamentos dos alunos face à ciência, à tecnologia e aos problemas sociais, e fomentou o trabalho colaborativo, proporcionando a partilha, a colaboração e as interações relacionais e comunicacionais. Inicialmente os alunos moviam-se ao acaso, e progressivamente foram ficando mais disciplinados, organizados e colaborativos, adquirindo estratégias de pesquisa e, simultaneamente, mais autónomos e responsáveis na realização das tarefas. Os resultados sugerem que este tipo de abordagem, resulta em aprendizagens que se enquadram no domínio da literacia científica, tais como: pesquisa e seleção de informação em função de problemas específicos; comunicação oral e escrita; discussão e partilha de ideias sobre questões sociais relacionadas com ciência e tecnologia.

This study describes and evaluates the potential and difficulties of an activism initiative focused on solving problems associated with socio-scientific issues (SSI), for the promotion of scientific literacy and the development of skills essential to the enjoyment of shared, proactive and responsible citizenship. The study focused on 28 students of a seventh year class of Basic Education, who conducted problem-solving activities contextualized in everyday contexts, related to social problems framed under the theme, Road Safety Education. It was adopted a mixed research methodology with interpretive guidance, where the researcher investigates his own practice through the implementation of a didactic proposal on natural context. The instruments used in data collection include the writing of field notes, written records (student work and respective presentations), the questionnaires that were administered before and after the intervention (pre and post test) and transcripts of interviews to focus group at the end of the intervention. The data were analyzed in order to assess the potential and difficulties of activism initiatives focused on solving the problems associated with SSI and on skills development. This approach provided changes in certain conceptions and behaviors of students’ attitude to science, technology and social issues, and fostered collaborative work by providing sharing, collaboration and relational and communication interactions. Initially the students were moving randomly and progressively became more disciplined, organized and collaborative, acquiring research strategies and, simultaneously, more autonomous and responsible in carrying out tasks. The results suggest that this approach results in learning that fall in the domain of scientific literacy, such as: search and selection of information according to specific problems; oral and written communication; discussion and sharing of ideas about issues related to social science and technology.

Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Reis, Pedro, 1965-
Contributor(s) Esperto, Ana Paula Alves, 1964-
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