Document details

Personalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentes

Author(s): Rosa, Inês Brandão de Maia

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/1258

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Psicologia Clínica; Avaliação da Personalidade; Teste psicológico - Junior Temperament and Character Inventory (JTCI); Teste psicológico - Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem (EPAA); Psicologia


Description

Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.

Exame público realizado em 20 de Janeiro de 2012.

A investigação tem demonstrado que diferentes dimensões de Personalidade se relacionam com os padrões e abordagens à aprendizagem. Contudo, essas evidências advêm de estudos em que a Personalidade é avaliada através de modelos lexicais. O objectivo deste estudo foi avaliar as relações entre os padrões e abordagens à aprendizagem e as dimensões de personalidade do modelo psicobiológico da personalidade de Robert Cloninger. Participaram neste estudo 551 adolescentes do 3° Ciclo do Ensino Básico, 302 do sexo feminino e 249 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (M13.72; DP=1.05). A personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Junior Temperament and Character Inventory (JTCI; Cloninger, 2003), e os padrões e abordagens à aprendizagem através da versão portuguesa da Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem (EPAA; Midgley et al., 2000) e do Inventário de Processos de Aprendizagem (IPA; Duarte, 2007). Os resultados revelaram que as dimensões de temperamento e de carácter estão correlacionadas com os padrões e abordagens à aprendizagem. Para além disso, a conjugação de determinadas dimensões de personalidade (Persistência e Auto-Directividade) com determinadas abordagens de aprendizagem (Abordagem Superficial à Aprendizagem e Abordagem Profunda à Aprendizagem) explicam uma variância de 22 % do rendimento académico. A relação entre as dimensões de personalidade e o rendimento académico é mediada por diferentes abordagens e padrões de aprendizagem. A influência conjunta das várias dimensões de personalidade, quer com os padrões adaptativos à aprendizagem, quer com as abordagens à aprendizagem, predizem mudanças significativas ao nível do rendimento académico.

Abstract: Research has shown that different dimensions of Personality are related to learning patterns and approaches. Notwithstanding, such evidences come from studies where Personality is assessed via lexical models. This study’s objective is to assess relationships between learning patterns and approaches and the dimensions of personality according to Robert Cioninger’s psychobiological model of personality. 551 teenagers from the Third Level of Basic Education took part of this study, 302 of which were female and 249 were male, with ages ranging from 12 te 17 (A=13.72; SD=1.05). Personality was assessed using the Portuguese version ofthe Junior Temperament and Character Inventory (JTCI; Cloninger, 2003) and learning patterns and approaches using the Portuguese version of Patterns ofAdaptive Learning Scales (PALS; Midgiey et al., 2000) and Inventário de Processos de Aprendizagem (IPA — Learning Process Inventory; Duarte, 2007). Results revealed that temperament and character dimensions are correlated to learning patterns and approaches. Moreover, the conjugation of certain dimensions of personality (Persistence and Self-directedness) with certain learning approaches (Surface Approach to Learniig and Deep Approach to Learning) explain a variance of 22% in scholastic performance. The relation between the dimensions of personality and scholastic performance is mediated by different approaches and Iearning patterns. The joint influence of the various dimensions of personality, both with learning adaptive patterns and approaches to Iearning, predict significant changes on scholastic performance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents