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Contabilidade criativa, ética e responsabilidade social das empresas

Author(s): Jesus, Tânia Alves de, 1977-

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/1448

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Contabilidade criativa; Contabilidade - Aspectos morais e éticos; Responsabilidade social das empresas


Description

No contexto atual de grave crise económica e financeira emerge a urgência da integração da contabilidade e da responsabilidade social das empresas (RSE), enfatizando uma dimensão ética que desencadeie uma nova perspetiva no relato financeiro para que a contabilidade favoreça a recuperação económica. O presente estudo relaciona o relato financeiro com a ética, investigando a relação entre a contabilidade e a ética no contexto da harmonização contabilística internacional e entre a contabilidade criativa e a orientação ética e de RSE. Para o estudo foi construído um inquérito, utilizando-se uma amostra composta por 37 empresas cotadas na Euronext Lisboa e por 168 contabilistas. Com base nos dados das respostas obtidas ao inquérito, dos relatórios e contas, de sustentabilidade e de governo das empresas efetuou-se o tratamento e a análise estatística, com recurso ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. Por um lado, são identificados três modelos, um para a contabilidade criativa com cinco dimensões, outro para a RSE com duas dimensões e um terceiro para a ética com quatro dimensões. Por outro lado, relaciona-se o empenho ético empresarial com o desempenho financeiro, nos períodos de 2008 a 2012. Conclui-se que os contabilistas que apresentam maior grau de desconforto ético perante práticas de fraude e de contabilidade criativa são os que mais consideram que a RSE é importante à sobrevivência das empresas a longo prazo. As empresas investem cada vez mais em ética mas existe ainda um caminho a percorrer ao nível da formação ética, verificando-se que 47% dos contabilistas se caraterizam pelas posições em que não se apercebem das implicações das suas intuições éticas. Constata-se, ainda, que empresas com melhor desempenho financeiro são as que mais investem de forma explícita e implícita em práticas empresariais éticas e socialmente responsáveis.

Tese de doutoramento em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014

Exame público realizado em 13 de Fevereiro de 2015

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952-; Duarte, Maria Manuela Ramos Fernandes Rebelo, 1948-
Contributor(s) Jesus, Tânia Alves de, 1977-
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