Author(s):
Tchilua, Riquita Carlos Capeio, 1974-
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/2243
Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada
Subject(s): Cultura de empresa; Satisfação no trabalho; Comportamento organizacional
Description
Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015
Exame público realizado em 27 de Novembro de 2015
A presente investigação pretende apresentar os resultados do estudo de caso realizado numa empresa do setor dos transportes angolano. Foram investigadas algumas das principais práticas organizacionais segundo os conceitos de Cultura e Clima Organizacional, visando explicitar a sua relação com os níveis de Satisfação obtidos pela organização. Procurou-se determinar as dimensões mais relevantes na cultura e clima organizacional, estabelecendo pontes com a satisfação dos colaboradores. A recolha de dados teve por base a escala de cultura organizacional, adaptada a partir de Maull et al., (2001), a escala de clima organizacional, de Laros e Puente-Palacios (2004) e a escala de Satisfação de Frederico e Loureiro (2005). Participaram neste estudo 68 indivíduos, com uma média etária de 34 anos. A metodologia segue uma estratégia quantitativa inferencial e exploratória. Os resultados mostram que os níveis de Motivação e envolvimento aumentam em função da satisfação com gestor intermédio. A cultura de inovação não é suficientemente, sendo da responsabilidade dos gestores, influenciando a satisfação com a organização. A Política de RH é pouco ativa e motivadora e como consequência dão origem a níveis baixos de satisfação, envolvimento e compromisso por parte dos colaboradores. Contudo, evidencia-se que os níveis de satisfação aumentam quando se dá enfase às relações interpessoais entre colaboradores e, se opera ao nível das condições de trabalho.