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O papel da responsabilidade social na intenção de compra do consumidor

Author(s): Gonçalves, Tiago José Pereira Lopes

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/2399

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Responsabilidade social; Comportamento do consumidor


Description

Os consumidores têm tido uma preocupação crescente com os impactos sociais e ambientais das acções das empresas. Assim sendo, a responsabilidade social tem vindo a ganhar importância e a gerar um impacto nos meios académicos e empresariais. este trabalho examinou a influência da responsabilidade social na decisão de compra. Especificamente, procurou-se investigar se a responsabilidade social iria influenciar positivamente o benefício e o valor percebido pelo consumidor na oferta da empresa, a justiça da diferença de preço cobrado pela empresa, e a intenção de compra, num contexto onde a empresa socialmente responsável prática um preço mais alto do que o da concorrência. A fundamentação teórica sobre este tema foi desenvolvida a partir da análise de estudos anteriores sobre responsabilidade social e comportamento do consumidor feitos na última década e do modelo teórico do valor percebido. Os resultados obtidos indicam que os consumidores percebem o benefício e o valor acrescentando no produto da empresa socialmente responsável, mostrando-se dispostos a pagar 10% a mais pelo seu produto, assim sendo acharam a diferença de preço justa, mesmo existindo a opção de produtos semelhantes mais baratos

Consumers have been showing an increasing concern about the social and environmental impacts of company actions. Therefore, corporate social responsibility has been growing in importance and causing an impact both in the academic and the business world. This essay/dissertation examined the influence of social responsibility in the purchase decision. More specifically, we intended to investigate whether social responsibility would positively influence the benefit and value perceived by the consumer as far as the offer of the company is concerned, the justice of the price difference charged by the company and the purchase intention, in a context where the socially responsible company practices a higher price than the competition. The theoretical basis of this theme was developed from the analysis of previous studies on social responsibility and consumer behavior carried out during the last decade and from the theoretical model of perceived value. The results indicated that consumers who participated by filling in the questionnaire demonstrated to perceive benefit and added value of the product sold by the socially responsible company, being willing to pay 10% more for the product, considering the price difference fair, even when similar products were available, at cheaper prices.

Mestrado em Gestão

Exame Público realizado em 13 de abril de 2015

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Maria Elizabeth Faria Real de; Ferreira, Pedro Jorge Nunes
Contributor(s) Gonçalves, Tiago José Pereira Lopes
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