Document details

O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal : três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

Author(s): Macedo, Ana Maria Martins van Zeller de, 1980-

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/2491

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Flauta - Instrução e estudo; Flauta - Métodos; Flauta - Estudos e exercícios


Description

Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015

Exame público realizado em 20 de Junho de 2016

O propósito deste estudo foi examinar o papel da audição de gravações de música na aula de instrumento, no processo de aprendizagem da flauta transversal, em três estudos de caso, enquadrados no segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico Articulado de duas escolas situadas, uma em Lisboa e outra em Torres Vedras. Considerando a falta de exposição musical significativa uma das principais causas de insucesso na aprendizagem musical, propus a integração de exercícios de escuta musical na aula de flauta de três alunas. Com uma selecção de 13 pequenas peças de música erudita reproduzidas em formato áudio, acompanhadas de uma ficha de trabalho a ser preenchida aquando da audição, a elaboração da ficha de trabalho visou guiar a atenção do aluno ouvinte para diversos parâmetros musicais, de forma a promover consciencialização e familiaridade com os mesmos. O objectivo deste exercício foi a sensibilização e discriminação auditivas para uma posterior integração na performance musical, como auxílio de interpretação da notação musical. Através de um método qualitativo, a prestação das três alunas nas fichas de trabalho e na execução musical no decorrer das aulas foi monitorizada e registada durante seis meses. Com a informação suplementar de entrevistas e questionários no início, no meio e após a finalização do estudo, pôde-se observar que o parâmetro percepcionado por estas alunas nos exercícios de audição dos trechos musicais que teve maior expressão na performance das três alunas foram as dinâmicas, seguido de um aumento de capacidade de percepção e de reacção a uma segunda voz na performance em duo. Foi também observada uma atitude de maior abertura e predisposição às sugestões musicais e recomendações da professora na aula. e todas as alunas afirmaram ter enriquecido, de alguma forma, a sua percepção musical.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents