Author(s):
Rosa, Tiago Fernando Gomes da, 1988-
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/2494
Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada
Subject(s): Música - Instrução e estudo - Portugal; Música - Instrução e estudo - Portugal - História; Escolas de música - Portugal
Description
Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015
Exame público realizado em 21 de Junho de 2016
Das expressões artísticas praticadas em Portugal a música tem sido das que mais tem evoluído do ponto de vista da investigação. A evolução do ensino da música em Portugal tem vindo a estrutura-se em função do contexto histórico, político, sociocultural e socioeconómico do país. O presente estudo delineia as principais características curriculares do ensino da música lecionado nas escolas de ensino vocacional e nas escolas de ensino profissional de música e procura, através de uma análise comparativa, estabelecer os portos de convergência ou divergência entre eles ou as vantagens e debilidades de cada um deles. Em foco estarão aspetos relacionados com o tipo de currículos implementados nas diferentes escolas que ministram o ensino artístico especializado em Portugal, os diferentes cursos e regimes de frequência. Numa primeira análise podemos afirmar que existem semelhanças e diferenças, vantagens e inconvenientes nos dois campos em estudo. Desta forma pretendemos, através dos dados analisados, refletir acerca das práticas atuais no âmbito destes diferenciados sistemas de ensino da música.