Document details

Abordagem comparativa à pedagogia e metodologia da iniciação ao violino em duas escolas oficiais do ensino da música

Author(s): Andrade, João Miguel Pascoal Vieira de, 1988-

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/2518

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Violino - Instrução e estudo - Portugal; Violino - Métodos; Violino - Estudos e exercícios


Description

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do mestrado em Ensino da Música da Universidade Lusíada de Lisboa. Tem como objectivo abordar considerações teóricas e metodológicas musicais relativas ao ensino do violino ao nível da iniciação no contexto do ensino oficial. Para o efeito, são apontadas diferentes metodologias e competências que definem e condicionam a iniciação ao violino, através da perspectiva docente, contextualizando-as na Escola de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Enquadrada no formato de Estudo de Caso analisam-se, nesta investigação efectuada mediante a pesquisa e a entrevista, a orgânica do curso de iniciação ao violino oficial e as práticas pedagógicas e metodológicas em voga por parte do corpo docente envolvido nestas instituições a um nível comparativo. Esta dissertação tem como finalidade documentar e apresentar resultados, no sentido de ampliar o conhecimento e contributo sobre esta realidade.

Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015

Exame público realizado em 11 de Julho de 2016

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977-; Moreira, Pedro Filipe Russo, 1981-
Contributor(s) Andrade, João Miguel Pascoal Vieira de, 1988-
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents