Document details

No silêncio há som : musicoterapia em jovens e adultos com perturbações do desenvolvimento intelectual

Author(s): Loureiro, Marta Faria, 1989-

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/2919

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Pessoas com deficiência mental - Assistência em instituições - Portugal; Musicoterapia; Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado (Oeiras, Portugal) - Ensino e Estudo (Estágio)


Description

Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016

Exame público realizado em 8 de Março de 2017

Por razões éticas e deontológicas, o documento apenas se encontra disponível parcialmente.

O presente relatório procura refletir sobre a intervenção musicoterapêutica na instituição CERCIOEIRAS, no núcleo terapêutico e bem-estar (NTB) e centra-se nas perturbações do desenvolvimento intelectual de jovens e adultos. Ao longo de cerca de nove meses foram efetuadas sessões individuais com nove clientes, sendo descritos mais aprofundadamente dois casos clínicos com quadros de perturbação do desenvolvimento intelectual profunda. A avaliação do progresso terapêutico dos clientes foi feita através de observação direta nas sessões e também através da aplicação de uma grelha de observação. A técnica central utilizada foi a improvisação livre juntamente com a escuta musical. No contexto da intervenção direta foram abordados os seguintes domínios: desenvolvimento das funções cognitivas e musicais, mobilização do cliente para as atividades a desenvolver na instituição, interesse pelos estímulos e propostas do meio envolvente e a facilitação do relacionamento interpessoal através da música. No geral, os resultados demonstram um desenvolvimento positivo nas competências relacionais dos clientes e uma redução significativa de atos estereotipados. Pode concluir-se que a musicoterapia tem uma influência positiva nos clientes com perturbações do desenvolvimento intelectual, ainda que a intervenção tenha sido circunscrita aos limites temporais de um estágio académico, deixando por descobrir resultados mais significativos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents