Document details

Cinema arquitectura e cidade : o cinema como veículo do imaginário do arranha-céus na cidade

Author(s): Cabral, Tiago Luciano Meireles, 1987-

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/312

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Cinema e arquitectura; Arranha-céus; Cidades e vilas no cinema


Description

Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2011

Exame público realizado em 16 de Abril de 2012

Desde sempre o cinema estabeleceu relações directas com a vida, com a realidade, e obrigatoriamente com a arquitectura. Nascido num período de grandes transformações sociais, artísticas e culturais, o cinema cedo se assumiu como nutriente do imaginário da contemporaneidade. As experiências que foi realizando ao longo das épocas, foram sempre influenciando as próprias noções que eram produzidas com vista à cidade moderna do século XX. Com o desenvolvimento industrial, e a crescente entrada de novas tecnologias na sociedade, tudo veio a alterar-se na imagem da cidade. Os edifícios tomaram outras formas, usaram novos materiais, ficando mais altos, mais leves e transparentes. As ruas e estradas estavam agora mais movimentadas e rápidas com a produção automóvel em massa. A cidade moderna era o cerne de qualquer discussão. Surgiam duvidas e medos sobre um futuro fulminante e incerto, nascendo assim várias teorias, manifestos e propostas para uma maior compreensão da cidade moderna. Começou portanto a surgir uma imagem padrão nas cidades, e nos manifestos - o arranha-céus - que apesar da nítida discordância entre a Europa e os E.U.A. neste assunto, ambos tinham como resposta para os problemas da cidade contemporânea, uma assumida verticalidade. Os arquitectos especulavam e teorizavam soluções para a contemporaneidade, e em simultâneo o cinema invadia o imaginário arquitectónico com cenários fantásticos, demonstrativos dum possível futuro. O cinema assume-se assim como um verdadeiro laboratório de experiencias arquitectónicas, que pela ausência de condicionantes, tem como principal objectivo, não a exequibilidade dos seus modelos, mas sim a sua reflexão como teoria da arquitectura. (Tiago Luciano Meireles Cabral)

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents