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Valor da marca do produtor versus marca branca

Author(s): Abreu, Vera Lúcia Brás de

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/3690

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Gestão; Comportamento do Consumidor; Responsabilidade Social


Description

Em mercados cada vez mais competitivos, a marca e o seu valor assumem, nos dias de hoje, uma importância fundamental na gestão das empresas, constituindo um dos seus ativos principais. Desta forma, a presente dissertação nasce do crescente interesse pelo estudo da marca e do seu valor, assim como da necessidade de aprofundar conhecimentos sobre esta temática dada a sua relevância. Neste contexto, o tema em estudo consiste no Valor da Marca do Produtor Versus Marca Branca e tem como objetivo avaliar os fatores que influenciam o valor da marca na ótica do consumidor, tendo em conta as dimensões do brand equity, nomeadamente a responsabilidade social, a lealdade à marca e o amor à marca. Para o efeito, a marca escolhida foi a da água São Martinho. Este estudo divide-se em quatro componentes principais. A primeira refere-se ao estudo da arte sobre os temas nomeados, seguida da segunda componente que incide sobre a metodologia baseada num inquérito por questionário online. Este método quantitativo foi aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência e que é constituída por 279 indivíduos. A terceira componente destina-se à análise dos resultados e, a quarta, à discussão dos mesmos. Após a análise dos dados foi possível verificar que as variáveis do estudo conferem valor à marca São Martinho. Ficou ainda comprovado que os inquiridos adquirem cada vez mais produtos de marcas brancas reconhecendo a sua qualidade

In increasingly competitive markets, the brand and your value has, today, an essential role in the management of the companies constituting one of its main assets. In this way, the present dissertation arises from the growing interest in the study of the brand and your value, as well as the need to deepen knowledge about this subject given its relevance. In this context, the theme of this study is the Brand Equity of Manufacturer Brand Versus Distribution Brand and its purpose is to evaluate the factors that influence the brand equity in the consumer's perspective, taking into account the dimensions of brand equity, such as social responsibility, brand loyalty and brand love. For this purpose, the brand chosen was the São Martinho watermark. This study is divided into four main sections. The first one, refers to a review of the literature on named topics, followed by the second section that focuses on the methodology based on an online questionnaire survey. This quantitative method was applied to a non-probability sample for convenience and which consists of 279 individuals. The third component is intended for the analysis of results and the fourth is for the discussion of the results. After analyzing the data, it was possible to verify that the study variables confer value to the São Martinho watermark. It has also been proven that respondents are increasingly buying products of distribution brands, and they understand their quality.

Mestrado em Gestão

Exame Público realizado em 21 de Julho de 2017

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Paula Cristina Lopes
Contributor(s) Abreu, Vera Lúcia Brás de
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