Document details

Bem-estar subjectivo e envolvimento com a sustentabilidade global de adolescentes

Author(s): Soares, Nuno Jorge Rafael

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/3705

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Psicologia; Psicologia clínica; Bem-estar - Aspectos psicológicos; Avaliação psicológica /; Teste psicológico - Escala de Aprendizagem Socioemocional; Teste Psicológico - Escala breve de satisfação com a vida (EBVS); Teste Psicológico - Escala de Tonalidade Emocional; Teste Psicológico - Escala breve de saúde mental (KIDSCREEN 10)


Description

Resumo: O bem-estar subjetivo tem sido alvo de um crescente interesse para investigação e para o poder governamental, devido às evidências de que este tem importância para os diferentes domínios de funcionamento do ser humano. O aumento das necessidades humanas encontra-se cara a cara com a diminuição de recursos, o aumento de pessoas subnutridas a nível mundial é a face visível deste aumento de necessidades e de comportamentos de consumo que põe em perigo a sustentabilidade do nosso planeta e o modo de viver do ser humano. A qualidade de vida está assim intimamente relacionada com a sustentabilidade, a satisfação das necessidades básicas do ser humano e o fornecimento de direito e de liberdade para satisfazer as aspirações do individuo a uma vida melhor não comprometendo a capacidade de outros ou futuras gerações de poderem aspirar o mesmo. Assim o objetivo da investigação foi o de aferir se existe relação entre o bem-estar subjetivo e o envolvimento dos adolescentes com a sustentabilidade global. O instrumento utilizado para avaliar o envolvimento com a sustentabilidade global foi o Inventário de Envolvimento com a Sustentabilidade Global, IESG (Moreira, 2017). Na avaliação do Bem-Estar Subjetivo (BES) foi utilizado um indicador compósito de várias dimensões de bem-estar, avaliando dimensões como a satisfação com a vida (EBSV), qualidade de vida (KIDSCREEN), satisfação com o suporte social (ESSS) e tonalidade emocional (PANAS). Participaram no estudo 405 adolescentes de escolas do ensino secundário de Gondomar e Paredes, bem como de instituições desportivas e corpo nacional de escutas da delegação de Paredes, para além de outros jovens provenientes da rede de contactos do investigador, com idades compreendidas entre os 10 e 20 anos de idade. A recolha de dados teve em conta a salvaguarda da integridade psicológica dos alunos participantes. O tipo de estudo a efetuar foi segundo a nomenclatura de Montero & Leon do tipo Expós Facto, retrospetivo, e a análise estatística foi uma análise correlacional de Pearson e teste Tstudent para diferenças de médias, efetuada com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados demonstraram que a escala compósita do BES (BES total) não tem associação com a escala do IESG (IESG total), no entanto o presente conclui que existem associações entre dimensões da escala compósita do BES e dimensões e sub-dimensões do IESG, definindo que as experiências de emoções positivas (AP), satisfação com a vida, perceção de qualidade de vida e o BES estão relacionados com o envolvimento emocional e contextual dos adolescentes com as questões da sustentabilidade global. A variável idade também revelou que com o aumento da idade o envolvimento dos adolescentes diminui relativamente as questões da sustentabilidade global. Finalmente o estudo conclui que existem diferenças de género quanto aos níveis de envolvimento com a sustentabilidade global (ESG), sendo que os adolescentes do género masculino apresentam inferiores de envolvimento com a sustentabilidade global.

Abstract: Subjective well-being has been the subject of increasing interest for research and for governmental power, due to the evidence that it is important for the different domains of human functioning. The increase in human needs comes face to face with the reduction of resources, the increase of undernourished people worldwide is the visible face of this increase in needs and consumption behaviors that endangers the sustainability of our planet and the way of living the human being. Quality of life is thus closely related to sustainability, meeting the basic needs of the human being and providing the right and freedom to satisfy the individual's aspirations for a better life without compromising the ability of other or future generations to aspire the same. Thus the objective of the investigation was to assess if there is a relationship between subjective well-being and the involvement of adolescents with global sustainability. The instrument used to evaluate the involvement with sustainability was the IESG inventory (Moreira, 2016), an Inventory of Global Sustainability Involvement. In the evaluation of subjective well-being, a composite indicator of various dimensions of wellbeing was used, evaluating dimensions such as life satisfaction (EBSV), quality of life (KIDSCREEN), satisfaction with social support (ESSS) and emotional tone (PANAS). A total of 405 adolescents were present in the study, from secondary schools in Gondomar and Paredes, as well as sports institutions and the national body of scouts delegation of Paredes, and other young people from the researcher's network of contacts between the ages of 10 and 18 participated in this study. The collection of data took into account the safeguarding of the psychological integrity of the participating students. The type of study to be carried out was according to the Montero & Leon nomenclature of the Expós Facto type, retrospective, and the statistical analysis was a correlational analysis Pearson's correlation and Student t test for mean differences carried out with the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) program. The results showed that the composite scale of BES (total BES) has no association with the IESG scale (total IESG), however the present one concludes that there are associations between BES composite scale dimensions and IESG dimensions and subdimensions, (PA), satisfaction with life, quality of life perception and BES promote the emotional and contextual involvement of adolescents with issues of global sustainability as opposed to the social support that is related to these dimensions of involvement in a negative way, that is, better the adolescents perception of their social support, less the degree of emotional and contextual involvement, The age variable also reveals that with increasing age the involvement of adolescents decreases relative to global sustainability issues. Finally, the study also concludes that there are gender differences in involvement with global sustainability, and that adolescents of the masculine gender have lower levels of involvement with global sustainability issues.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents