Document details

Relação da experiência da marca e envolvimento na lealdade : estudo de caso das marcas Samsung e Apple

Author(s): Barbosa, Tiago Manuel de Almeida

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/3710

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Marcas; Lealdade


Description

As crescentes mudanças e evoluções de tendências, produtos, serviços e tecnologias obrigam a que as organizações estejam atentas e preparadas para acompanhar essas transformações. O consumidor está ele também cada vez mais exigente e procura sobretudo as organizações que correspondam às suas expetativas. Através das Marcas as organizações têm a oportunidade de, pelas suas estratégias, potenciar Experiências aos seus consumidores de modo a que estes se sintam Envolvidos com a Marca, levando a que tenham a intenção de repetir a compra e assim surja a Lealdade à Marca. Assim, este estudo tem o principal objetivo de perceber a relação dos conceitos de Experiência da Marca, Envolvimento e Lealdade à Marca aplicado aos consumidores de duas marcas de smartphone, Samsung e Apple. O foco da investigação passou pelo estudo da influência da Experiência da Marca e do Envolvimento na Lealdade à Marca em cada uma das marcas de smartphones e do conjunto das duas. Para isso foi aplicado um inquérito a 150 consumidores da marca de smartphones Samsung e a 150 consumidores da marca de smartphones Apple, de forma a averiguar estes pressupostos estabelecidos. O tratamento dos dados foi feito sobre recurso à análise fatorial, que permitiu adequar o número de fatores à amostra recolhida no estudo, recorrendo ao alfa de cronbach para descobrir a fiabilidade das escalas no estudo e à regressão linear que permitiu avaliar a influência dos diferentes constructos uns nos outros. As conclusões do estudo apontam em primeiro lugar para a não existência de diferenças estatísticas significativas entre os consumidores das marcas de smarphone e Samsung e Apple, focando-se o estudo na investigação nos dados agrupados destes dois tipos de consumidores. Apontam em seguida para a existência de uma influência positiva entre a Experiência da Marca na Lealdade à Marca assim como do Envolvimento na Lealdade à Marca, mostrando assim que as organizações devem apostar no desenvolvimento das suas Marcas, aplicando estratégias de Experiência da Marca e de Envolvimento como forma de fomentarem a Lealdade à Marca dos seus consumidores.

The growing changes and trends development, products, services and technology force some organizations to be more aware and prepare for following those transformations. The consumers are each time more demanding and mainly seeking for organizations wich correspond to their expectations. Through the brands, the organizations must have the opportunity of enhance experiences for those strategies, empowering costumers experiences in order to those feel involved with brand, with future intentation they repeat the purchases and in that way arise the term loyalty. In that way, the principal object of this research is understand the relation of brands concepts of experience, involvement and brands loyalty applied to consumers of two big brands of smartphones: Samsung and Apple. The principal focus of this research was about the influence study of brands experience and brands involvement and loyalty. For that was applied a 150 enquiry of Samsung smartphone costumers and 150 enquiry of Apple smartphone costumers, in order to determine these assumptions set out. To data processing was made by factorial analyse which allowed adjust the factor number to taken study sample consulting the Cronbach Alpha's to regression with allowed to evaluate the influence of differents consumers. The study's conclusions, point to first place for the not existence of statistical differences between Samsung and Apple smartphone costumers focusing this research investigation on grouped datas those two consumers. Following the study, there is a positive influence between brand experience and brands loyalty as well involvement in brand loyalty showing as well the organizations should focus on development of their brands applying strategies of brands experience and involvement as a way to encourage to the brand of their customers.

Mestrado em Gestão

Exame Público realizado em 20 de Dezembro de 2017

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Pedro Miguel Araújo
Contributor(s) Barbosa, Tiago Manuel de Almeida
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