Author(s):
Pereira, Rafaela Peres Fontes Ramos, 1993-
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/3764
Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada
Subject(s): Sentidos e sensações na arquitectura; Zumthor, Peter, 1943 - Crítica e interpretação; Vieira, Álvaro Siza, 1933 - Crítica e interpretação; Graça, João Luís Carrilho da, 1952 - Crítica e interpretação
Description
Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017
Exame público realizado em 6 de Fevereiro de 2018
A experiência da arquitetura afeta-nos. Esta estimula as pessoas e pode influenciar o seu bem-estar. A arquitetura revela, por vezes, o que a palavra não alcança, pois é uma expressão de desejos conscientes e inconscientes. As emoções provocam o corpo humano não só físicamente, mas também psicologicamente através de memórias e reflexões. Cada pessoa tem experiências pessoais distintas, que por sua vez motiva diferentes emoções e sensações. Para o efeito, teve-se como base de estudo, a exploração e análise de três espaços religiosos, projetados pelos arquitetos Peter Zumthor, Álvaro Siza Vieira e João Luís Carrilho da Graça. Apesar de culturas diferentes, procurou-se transpor o espaço religioso considerado inefável, para uma linguagem arquitetónica, através da exploração dos cinco sentidos humanos.
The architectural experience affects us all. It stimulates people and can influence our wellbeing. At times, architecture communicates, beyond the reach of words, as it is an expression of conscious and unconscious desires. In the human-being, emotions give rise not only physically but also emotionally, through memories and reflections. Each person has distinct personal experiences, that in turn, can motivate different emotions and sensations. For this purpose, a case study was held, on the exploration and analysis of three religious spaces, planned by the architects Peter Zumthor, Álvaro Siza Vieira and João Carrilho da Graça. In spite of the cultural differences, the aim was to change the religious space considered to be inexpressible, into an architectural language, throught the exploration of the five human senses.