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O contributo do mapeamento do fluxo de valor para a melhoria contínua : um estudo de caso na indústria automóvel

Author(s): Oliveira, Cidália Pereira de

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/971

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Pensamento Lean; Cadeia de fornecimento; Mapa do fluxo de valor


Description

Mestrado em Gestão

Exame Público realizado em 10 de Março de 2014

A atual situação económica reforça a necessidade de redução de custos industriais inerentes a matérias-primas, produtos acabados, assim como respetivos prazos de transformação (lead-times) e prazos de fornecimento (transit-times). Estas reduções são de extrema importância para as indústrias, assim como para as empresas prestadoras de serviços. Desta forma, os Gestores focam as suas atenções na pesquisa e análise de possíveis soluções para a redução de custos, de inventários, de defeitos e alocação de recursos humanos, possibilitando assim, a eliminação de atividades ou aquisições sem valor acrescentado para a empresa. É notório que esta área de investigação evidencia um crescimento fulminante, tendo por base o crescimento de 300% nas publicações científicas verificadas entre 2006 e 2011, na base de dados da ISI. No que concerne à revisão sistemática de literatura, foram selecionadas publicações científicas abrangendo a cadeia de valor, o Value Stream Mapping, o fluxo de informação e materiais, assim como a produção Lean. A amostra inicial era composta por 693 artigos científicos publicados na base de dados da ISI, num intervalo de 12 anos. Após uma seleção rigorosa, a amostra foi reduzida para 210 artigos científicos. De forma a permitir a replicabilidade do estudo foi elaborado um protocolo de revisão meticuloso. Os ficheiros foram extraídos através do Endnote X4, para ficheiros .xml. Posteriormente foram gerados mapas de análise através do RefViz, usando estatísticas descritivas e análises de conteúdo. Através de um mapa de fluxo de informação e materiais, nomeadamente o fluxo de valor, abrangendo todos os membros de uma cadeia de fornecimento a empresa poderá tornar-se mais dinâmica, funcional e bem-sucedida. Salientando que a aplicabilidade deste mapeamento já ultrapassou o seu “berço” originário, sabendo que tem demonstrado forte sucesso noutras áreas, para além das indústrias automóveis. Pretende-se averiguar de que forma o fluxo inerente à cadeia de abastecimento, está a ser abrangido pela revisão de literatura, para proceder à comparação de dados, entre a Revisão Sistemática de Literatura, e o Estudo de Caso realizado numa empresa da indústria automóvel. Para poder proceder ao cruzamento de dados, entre a Revisão Sistemática de Literatura, e a realidade prática, foram realizadas Entrevistas aos Gestores de Processo, assim como Observações Diretas ao seio produtivo. Com o intuito de se poder confirmar, se o mapeamento do Fluxo de Valor tem um contributo benéfico, no que concerne às reduções intrínsecas, permitindo consequentemente a melhoria contínua. Numa primeira fase foram realizadas as Entrevistas aos vários Gestores de Processo, seguindo-se as Observações Diretas em quatro momentos distintos. De forma a poder comparar a informação recebida durante as Entrevistas com a observada nas Observações Diretas, interligando posteriormente a informação do Estudo de Caso com a Revisão Sistemática de Literatura. Todo o fluxo deve ser rigorosamente analisado entre todos os membros da cadeia de abastecimento, de forma a poder manter todos os processos sustentáveis, trabalhando como parceiros para se tornarem mais competitivos e eficientes. Fornecedores e Clientes devem ser integrados neste mapeamento, para que uma visão abrangente de todo o fluxo de informação e materiais possa ser criada.

Having in mind the actual economic situation, reducing industrial costs related to the raw-materials, finished goods, such as lead-times and transit-times, assumes a key relevance for the whole industries and services, reflecting on their competitiveness. Bearing this in mind, special attention to this topic has been devoted beside managers, in order to find out how the costs, inventories, scraps and human resources, with no additional value, may be reduced. It is notorious, that this area of investigation is a highly growing area, having in mind the increase of 300% scientific papers verified between 206 and 2011 on the ISI database. Concerning the systematic literature review, of academic papers, these have been selected, covering the Value Chain, Value Stream Mapping, Material Information Flow Analysis and Lean Manufacturing. The initial sample covers 693 papers published in the ISI Database, with a timespan of 12 years. After a selective analyze, the sample was reduced into 210 papers. A review protocol was created in order to allow a meticulous study and to permit replicability. Through the Endnote X4, have been extracted the records to .xml files. Afterwards, have been created maps via RefViz, using descriptive statistics and content analysis. The importance of the Value Stream Map is becoming more and more evident, having in mind, that the application of this map has passed all the barriers of the industrial “cradle”, having already been implemented in the service area Based on an over viewing map, including all the participants of the supply-chain, to turn the company more dynamic, functional and well succeeded. Therefore the goal is to understand how the material and information flow are viewed and treated in the literature, in order to compare with the information extracted from the Case Study realized in an industrial company of the automotive sector. Therefore to crossover all the information, interviews with Process managers and several local observations of the production process have been done. In order to analyze the literature concerning the established goal, intending to find out, how the mapping of the information and material flow may drives to continuous improvement, identifying wastes, and long lead-times such as transit-times. Additionally, xthe opinion of each Process manager was included, in order to compare the answers with each other, such as with the literature review. The initial phase consisted in the interviews with the process managers, followed by the local observations, which have been done in four different periods, in order to allow the crossover of the information obtained in the interviews and the local observations. Therefore the information and material flow, should carefully be analyzed beside all the members of the supply chain, in order to maintain each Process sustainable. Suppliers and customers of a supply chain ought to be joined, in order to create a complete overview of the flow of material and information, working as partners in order to become more competitive and efficient.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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