Document details

Fluir : o pré-requisito para a excelência na aprendizagem

Author(s): Barreira, Sónia Maria Amado, 1982-

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/998

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Desenho - Ensino e estudo; Desenho - Psicologia; Criatividade; Escola Secundária Marquês de Pombal (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)


Description

Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014

Exame público realizado em 18 de Julho de 2014

“Professora, não queremos desenhar!” - assim proferiu um dos alunos em seu nome e supostamente da turma. A frase sustinha em si o indício de que um problema se implantara no decurso da experiência de ensino. O fenómeno, indubitavelmente reflexo da ausência de um factor ou factores constituintes da motivação, teria de ser resolvido de maneira a tornar possível reorientar o processo de ensino e aprendizagem no caminho certo. A experiência fundamentada no propósito do desenvolvimento de competências inerentes à expressão criativa, no instante da revelação perdera sustentação na razão presente da desmotivação incidente nos alunos. Sendo a motivação um factor que desperta o envolvimento de qualidade do aluno no processo de aprendizagem, tornou-se essencial saber como reestabelecer o grau de intensidade e qualidade motivacional ideais e compreender outros aspectos influentes sobre o estado emocional do aluno de modo a alcançar o propósito da intervenção educativa pretendida enquanto objectivo geral da experiência de estágio profissional. Considerando o raciocínio elucidativo, descrito por Bruce Lee (erudito e praticante do estilo wing chun de gung-fu) no seu livro Tao of Jeet Kune Do, “We shall find the truth when we examine the problem. […] understanding the problem dissolves the problem” (Lee, 2007, p. 20)1, acerca da importância de identificar o problema e compreender a sua natureza de modo a poder superá-lo, permitiu considerar a evidência da desmotivação dos alunos perante os exercícios de desenho propostos enquanto matéria a ser analisada para além dos objectivos precedentemente estabelecidos. Compreender o conceito da motivação, os seus indicadores, os problemas quando em situação de ausência, os seus aspectos fundamentais, os seus motivos e consequentemente tipos de motivação e respectivos resultados, conduziria à resolução do problema da desmotivação dos alunos insurgente na experiência de aprendizagem. Tornou-se claro que para obter dos alunos resultados significativos de excelência integrados no panorama de progressão do seu potencial criativo seria necessário despertar o seu interesse pelos conteúdos escolares por meio do estímulo e reforço da motivação através da implementação de estratégias como as recomendadas no modelo de aprendizagem denominado Target (descrito por Printrich e Schunk) - plano educacional que objectiva a meta aprender e o incremento da motivação intrínseca. Durante a prática pedagógica supervisionada de estágio profissional foram implementados um projecto e um conjunto de actividades que tinham por objectivos: o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos e a reaproximação dos mesmos em relação ao espaço escola. No decurso deste processo de ensino e aprendizagem foi implementada uma revisão aprofundada da literatura respeitante à criatividade (conceito de arte, experiência e atitude estética, elementos participantes do processo criativo, tipos de capacidades que envolve a experiência estética, tipos de manifestação criativa, processos psicológicos interventivos no processo criativo, tipos de raciocínios que participam na acção criativa, fases do processo criativo, atributos essenciais para a ocorrência de desempenho criativo, formas de intensificar a criatividade, factores influentes no pensamento criativo, complementaridade entre esta e a resolução de problemas, técnicas e ferramentas para o seu desenvolvimento, género de bloqueios que interferem no funcionamento do pensamento criativo, testes de avaliação da criatividade), à motivação (características específicas e componentes integrados em contexto de aprendizagem de sala de aula promotores do seu incremento, indicadores da sua presença, procedimentos na identificação de problemas originados pela sua ausência, aspectos quantitativo e qualitativo a considerar, razões intrínsecas e extrínsecas de estímulo na activação do envolvimento participativo na aprendizagem, elementos da sua origem intrínseca, tipos de necessidades do aluno no processo de aprendizagem, crenças de auto-eficácia, etc.), e ao modelo de Taxonomia de Bloom (níveis de objectivos, exigências e correspondentes estratégias de avaliação). A avaliação dos trabalhos obtidos dos alunos, na forma de composição gráfica e escrita, susteve-se numa análise qualitativa dos mesmos. Posteriormente à prática pedagógica supervisionada de estágio profissional foi estabelecido o recurso a teorias complementares: inteligências múltiplas (elaborada por Howard Gardner), emocional (descrita por Daniel Goleman), programação neurolinguística (elaborada por Richard Bandler e John Gringer), fluxo (elaborada por M. Csikszentmihalyi), e de instrução (elaborada por Jerome Bruner), elucidativas acerca dos paradigmas comportamentais na expressão da atitude dos alunos, suas causas e efeitos e possíveis soluções promotoras de maior motivação, melhor gestão emocional, interacção comunicativa, desempenho óptimo e excelência na aprendizagem. (Sónia Maria Amado Barreira) A razão de destaque na teoria de fluxo incide na sua relevância primordial justificada na essência de um estado mental possibilitador de realizações significativas de mérito.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents