Document details

Critérios determinantes na formulação e na implementação da estratégia no sector de transporte aéreo

Author(s): Teles, Susana, 1970-

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11067/999

Origin: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Subject(s): Aeronáutica comercial - Aspectos estratégicos - Portugal; Aeronáutica comercial - Planeamento; Aeronáutica comercial - Gestão


Description

Considerando a gestão estratégica como um meio para alcançar uma performance superior face aos seus competidores, torna-se, então, necessário identificar as fontes de rentabilidade do negócio, para formular e implementar uma estratégia que delas retire os maiores proveitos. Na realidade as transformações sucessivas verificadas no ambiente competitivo e a um ritmo cada vez mais crescente colocam às empresas a exigência de responder apropriadamente ao mercado, de forma a garantirem a sustentabilidade e o sucesso da sua atividade. Esta conjuntura não é estranha à indústria do turismo, que tem assistido à emergência de novos modelos de negócio, à mudança das preferências dos consumidores, ao incremento da tecnologia e, em alguns sectores, à desregulamentação, com implicações directas ao nível da gestão. O presente trabalho de investigação é subordinado ao tema da formação da estratégia, tendo como pergunta de partida os critérios que poderão ser considerados determinantes na formação de uma estratégia nas empresas que integram o sector de transporte aéreo. Decorrente da pergunta de partida surgem outras questões derivadas, nomeadamente quais os fatores com maior influência na formulação da estratégia; quais os maiores obstáculos à implementação da estratégia; e qual o período de revisão da estratégia. De entre os fatores que serão considerados na definição da estratégia, prossegue-se o propósito de identificar os que constituem parte de um quadro comum e indispensável para a formulação e para a implementação de uma estratégia no sector de transporte aéreo. Para a elaboração deste estudo o processo de investigação seguido dividiu-se em pesquisa bibliográfica; metodologia de investigação por inquérito, onde se contempla a elaboração do questionário entregue a colaboradores das companhias aéreas a operar em Portugal e o tratamento estatístico dos dados, tendo resultado em 193 questionários válidos; pesquisa com recursos a informação primária qualitativa, através da elaboração de entrevista a três dirigentes de diferentes tipos de companhias aéreas portuguesas a operar em Portugal e análise das respostas obtidas; e resolução das hipóteses de trabalho formuladas. Dos resultados do presente estudo, destaca-se que 50% dos inquiridos e 100% dos entrevistados referem que o ambiente económico pertencente ao meio ambiente geral é o que tem maior influência na formulação da estratégia. A comunicação da estratégia na empresa é assinalada como ponto basilar na definição da estratégia, sendo normalmente realizada em reuniões de pequenos grupos, conforme referem 100% dos entrevistados e 58,5% dos administradores participantes no inquérito. Esta investigação permitiu perceber que a envolvência dos colaboradores em todas as fases do processo é tida como parte fundamental deste. Dos inquiridos, 81% confirma que os seus objetivos e metas pessoais estão alinhados com a estratégia da empresa e 66% dos entrevistados considera importante a contribuição de vários departamentos e áreas. Daqui decorre a premência de comunicação na empresa, que é efetuada sobretudo pelos administradores, considerados por 45,6% dos respondentes ao inquérito como o grupo mais eficiente.

Tese de doutoramento em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014

Exame público realizado em 18 de Julho de 2014

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952-
Contributor(s) Teles, Susana, 1970-
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents