Author(s): Gonçalves, Celina
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.24/1657
Origin: Repositório Científico da UMaia
Subject(s): Comportamento do consumidor; Marketing de serviços
Author(s): Gonçalves, Celina
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.24/1657
Origin: Repositório Científico da UMaia
Subject(s): Comportamento do consumidor; Marketing de serviços
Tem-se como objetivo compreender a retenção de membros e como esta é influenciada em clubes de fitness de áreas urbanas em Portugal. A retenção de clientes é crucial no fitness devido ao seu impacto na rentabilidade das organizações. Por esse motivo, vários estudos tentam compreender e explicar seus antecedentes. A metodologia baseou-se na revisão bibliográfica, incluiu artigos sobre retenção de fitness em Portugal, publicados entre 2012 e 2017 e revistos por pares. A pesquisa foi realizada nas bases de dados B-on e repositórios universitários. A análise incluiu o exame de títulos e palavras-chave das publicações, considerando os termos relacionados à retenção de clientes. The results refer to one of the largest Portuguese fitness networks. Os antecedentes que influenciam a retenção dos membros em centros de fitness em Portugal são a qualidade do serviço, os resultados indicam que a percepção de alguns atributos influencia a retenção (e.g. instalações e equipamentos).