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#ELENÃO #ELESIM: o cidadão gatekeeper em grupos do Facebook nas eleições presidenciais de 2018

Author(s): Kondlatsch, Rafael

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11449/182021

Origin: Oasisbr

Subject(s): Teoria do Gatekeeping; Facebook; eleições 2018; redes sociais na Internet; #elenão; #elesim; Gatekeeping Theory; Social networking on the Internet; Elections 2018


Description

Submitted by Rafaél Kondlatsch (rafael.kondlatsch@unesp.br) on 2019-05-13T20:27:35Z No. of bitstreams: 1 KONDLATSCH R. #ELENÃO #ELESIM - o cidadão gatekeeper em grupos do Facebook nas eleições presidenciais de 2018.pdf: 6578148 bytes, checksum: 1c5f6d49ceb056d65a8065ad85f1d56b (MD5)

Approved for entry into archive by Lucilene Cordeiro da Silva Messias null (lubiblio@bauru.unesp.br) on 2019-05-14T13:04:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 kondlatsch_r_dr_bauru.pdf: 6578148 bytes, checksum: 1c5f6d49ceb056d65a8065ad85f1d56b (MD5)

Made available in DSpace on 2019-05-14T13:04:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 kondlatsch_r_dr_bauru.pdf: 6578148 bytes, checksum: 1c5f6d49ceb056d65a8065ad85f1d56b (MD5) Previous issue date: 2019-04-12

Esse trabalho se propõe a discutir o papel de gatekeeper desempenhado pelo público presente em grupos fechados do Facebook. A pesquisa parte do pressuposto já anotado por teóricos como Pamela Shoemaker, Tim Vos e Jane Singer, entre outros, de que existe na Internet uma ação de gatekeeping em diferentes níveis – dos jornalistas e do público - e de que são os usuários das redes sociais que detêm o poder de potencializar as informações, amplificando o alcance em espaços nos quais jornal e jornalista não têm acesso direto. Para comprovar a tese foi feita análise de conteúdo de matérias compartilhadas pelos usuários de quatro grupos do Facebook em período construído de duas semanas durante o segundo turno da campanha presidencial de 2018. Por conta da notoriedade que as manifestações pela candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) tiveram na rede, foram escolhidos dois grupos favoráveis e dois contrários ao candidato como recorte. O objetivo foi o de estudar como se dá o controle do conteúdo compartilhado nesses espaços, observando o comportamento dos usuários com relação ao material noticioso produzido por veículos tradicionais e alternativos. Da mesma forma, observar se o jornalismo tem condições de romper o gatekeeping promovido pela bolha dos filtros algorítmicos presente no Facebook por meio da ação de usuários. Entre os resultados encontrados, destaca-se a confirmação do gatekeeping praticado por diferentes atores - humanos e não humanos - presentes nas redes sociais, além da percepção de que público e jornalistas têm visões diferentes em relação aos valores-notícia.

This thesis proposes to discuss the role of gatekeeper performed by the public present in restricted groups on Facebook. This research starts from the assumption pointed by theoreticians as Pamela Shoemaker, Tim Vos and Jane Singer, among others, that there is on the Internet a gatekeeping action at different levels - from journalists and the public - and that it is users of social networks which have the power to leverage information, amplifying reach in spaces in which newspapers and journalists do not have direct access. To prove the thesis, an analysis of content of the news shared by users of four Facebook groups was made in a period of two weeks during the second round of the presidential campaign of 2018. Due to the notoriety that the demonstrations by the candidacy of Jair Bolsonaro (PSL) received on the internet, two favorable groups, and two against the candidate were chosen as a clipping. The objective was to study how the control of the shared content in these spaces is given, observing the behavior of the users in relation to news material produced by traditional and alternative vehicles. In the same way, to observe if journalism can break the gatekeeping promoted by the algorithmic filters bubble present in Facebook through the action of users. Among the results found, the confirmation of gatekeeping practiced by different actors - human and non-human - present in the social networks, besides the perception that the public and journalists have different visions in relation to the news-values, stand out.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
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