Detalhes do Documento

Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1

Autor(es): Souza, Renata Junqueira De [UNESP] ; Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]

Data: 2021

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11449/212769

Origem: Oasisbr

Assunto(s): literatura infantil; compreensão leitora; estrutura do texto narrativo; livro didático


Descrição

Made available in DSpace on 2021-07-14T10:44:54Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2019-04-18. Added 1 bitstream(s) on 2021-07-14T11:37:19Z : No. of bitstreams: 1 S0103-73072019000100501.pdf: 702142 bytes, checksum: 368fafb20cbe5a188dbe792420bd8919 (MD5)

Este artigo pretende abordar duas condições para que a criança se aproprie das capacidades de leitura e produção de texto do gênero “conto”: as características do texto narrativo ficcional e as estratégias de compreensão leitora. Diante dos pressupostos teóricos de Propp, Claude Bremond, Harvey e Goudvis, mostra-se como, numa experiência específica, em contraposição ao que ocorre nas atividades existentes em livros didáticos, alunos vivenciaram o contato com essa literatura e como articularam a compreensão da narrativa através de atividades propostas nesta pesquisa. Os resultados revelam que as crianças, quando envolvidas de forma consistente e significativa com o texto narrativo ficcional, assumem o papel de protagonistas tanto na compreensão como na produção desse gênero textual.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados