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Estruturas organizacionais de escola e (re)organização escolar: as imagens e as práticas dos actores

Author(s): Nóbrega, Luís Carlos Ferreira

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11328/207

Origin: Repositório da Universidade Portucalense

Subject(s): TME


Description

A escola foi, e sempre será uma fonte inesgotável de temas de investigação em educação. Tendo como referente organizacional, as mudanças que se operam ou estão a operar num Agrupamento de Escolas com origem formal e legal na aplicação dos Decretos-Leis nº 115-A/98, de 4 de Maio e nº 6/2001, de 18 de Janeiro, este trabalho apresenta os resultados de uma investigação cujo tema central incide sobre que imagens e que práticas têm os docentes das estruturas organizacionais de escola e da (re)organização curricular. Trata-se de um texto que se sustenta numa reflexão sobre a Escola, quer como organização, quer sobre o núcleo definidor da sua existência - o currículo. São referências teóricas desta investigação os diferentes modelos de organização escolar e teorias curriculares a partir dos quais se reflete sobre os processos de mudança organizacionais e curriculares que se estão a operar nas escolas portuguesas. Do ponto de vista metodológico, o trabalho insere-se num modelo de investigação empírica do tipo interpretativa, próximo do estudo de caso. A análise efectuada sobre as imagens e as práticas dos docentes, envolvidos no estudo, foi possível constatar a existência de alguma ambiguidade quanto ao entendimento que fazem de conceitos essenciais como currículo e autonomia. Constatámos, ainda, alguma consciência da necessidade de mudanças, quanto aos métodos de ensino ou na criação de novas dinâmicas de trabalho de equipa.

Cota: TME 262

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Nóbrega, Luís Carlos Ferreira
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