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Educação inclusiva na escola básica pública portuguesa: perspectivas e práticas pedagógias de professores de educação tecnológica, da regisão Autónoma da Madeira, face à inclusão de jovens com NEE

Author(s): Ribeiro, Isabel Maria Dias

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11328/33

Origin: Repositório da Universidade Portucalense

Subject(s): Educação; Educação Especial; Necessidade educativas especiais; Educação tecnológica; Escola inclusiva; TME


Description

A escola actual encontra-se perante o desafio de responder com efectividade às Necessidades Educativas Especiais de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma Escola Inclusiva, onde se adopte um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, consideramos o professor um elemento chave de todo o processo, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia inclusiva. Este trabalho tem como temática central compreender e conhecer as percepções dos professores de Educação Tecnológica da Região Autónoma da Madeira, relativamente à educação Inclusiva, procurando reflectir sobre as perspectivas concretas da escola, necessidades e constrangimentos dos professores. Assim, teve como objectivos recolher e conhecer informação sobre o sentir dos professores de Educação Tecnológica e o seu posicionamento relativamente à Educação Inclusiva. Os resultados encontrados mostram que os professores de Educação Tecnológica revelam ausência de formação no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, consideram a escola e em especial a sala de Educação Tecnológica pouco preparadas para a Inclusão de alunos com o NEE e revelam atitudes favoráveis à prática de uma Educação Inclusiva.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Ribeiro, Isabel Maria Dias
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