Document details

Expectativas e sucesso escolar: contributo para a desmistificação da matemática.

Author(s): Leal, Joaquim António Ferreira da Silva

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11328/43

Origin: Repositório da Universidade Portucalense

Subject(s): Efeito pigmalião; Rendimento escolar; TME


Description

Esta investigação desenvolve-se em duas partes: revisão da literatura e trabalho empírico. Na revisão da literatura faz-se o levantamento de factores relacionados com o insucesso escolar, dando um destaque especial aos aspectos que condicionam a aprendizagem da matemática. Partindo de opiniões variadas, conclui-se que esta disciplina foi mitificada ao longo dos tempos, criando-se a ideia de que ela é acessível apenas a um grupo de privilegiados, logo, tornando-se causa de insucesso escolar. A constatação de que a aprendizagem é um proceso complexo que envolve vários factores, determinou que se procurassem algumas justificações para o insucesso escolar, nomeadamente através da identificação de causas de origem individual (centradas nos alunos), de origem social (centradas na sociedade e na família) e de origem institucional (centradas no poder político, nas escolas e nos professores). A principal abordagem ao tema que se desenvolve nesta investigação realiza-se através da apresentação da obra "Pigmalião na sala de aula", de Rosenthak e Jacobson. Com as experiências realizadas por estes investigadores ficou provado que as expectativas dos professores se reflectem no QI dos alunos, influenciando comportamentos, atitudes e resultados escolares. Dá-se conta também doutros estudos e doutros investigadores quer dos que confirmaram as teorias de Rosenthal e Jacobson, que dos que as rejeitaram ou apresentaram resultados diferentes. Na segunda parte, apresenta-se e discutem-se os resultados do estudo empírico realizado com os duzentos e trinta alunos que frequentam a disciplina de matemática, no 10.º ano de escolaridade, numa escola secundária, ao mesmo tempo que se discutem as opiniões dos professores da mesma disciplina. A problemática em estudo centra-se na génese das auto-expectativas e na forma como estas se reflectem nos resultados escolares a matemática.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Leal, Joaquim António Ferreira da Silva
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents