Document details

Dificuldades específicas de aprendizagem: a dislexia

Author(s): Pinheiro, Sónia Maria dos Santos Leite Ruão

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11328/89

Origin: Repositório da Universidade Portucalense

Subject(s): Dificuldades de aprendizagem; Dificuldades específicas de aprendizagem; Necessidades educativas especiais; Dislexia; Avaliação; Intervenção; Reeducação; Problemas de linguagem; TME


Description

O presente trabalho pretende explorar as concepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca da dislexia e compará-las com o que a investigação tem dado a conhecer nesta matéria. Pretende-se também discutir a dificuldade observada na escola em lidar com questões patológicas da linguagem alertando para o facto desta ainda não responder, eficazmente, ao desafio de trabalhar com necessidades educativas relacionadas com as dificuldades de linguagem no que se refere à leitura e escrita, chamando a atenção para a falta de esclarecimento adequado a respeito do insucesso da aprendizagem escolar. Participaram neste estudo 100 professores das áreas metropolitanas do Porto, Braga e Lisboa, para os quais foi elaborado um questionário constituído nomeadamente por questões fechadas. Após a análise das mesmas conclui-se que, de facto, independentemente dos anos de serviço e consequente experiência, os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico não estão munidos de estratégias para detectar, avaliar e intervir em alunos com a patologia específica da Dislexia.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Pinheiro, Sónia Maria dos Santos Leite Ruão
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents