Author(s): Gomes, Nélia Delfina Ferreira
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/8542
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Álbum para a infância; Ilustração
Author(s): Gomes, Nélia Delfina Ferreira
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/8542
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Álbum para a infância; Ilustração
Atualmente, o álbum narrativo é bastante utilizado no quotidiano das crianças. Através das suas caraterísticas específicas, este permite às crianças desenvolverem diversas competências a nível pessoal, cognitivo e linguístico, fornecendo-lhes instrumentos fundamentais para a interpretação e organização de sentidos. Visando explorar a temática do álbum narrativo, o presente trabalho está dividido em duas partes. Primeiramente, apresenta-se uma fundamentação teórica sobre o tema, refletindo-se sobre o conceito de álbum narrativo, as suas principais caraterísticas, a sua importância para o desenvolvimento da criança, bem como as suas potencialidades no âmbito da Língua Portuguesa, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte, é descrita a prática de ensino supervisionada realizada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, salientando as atividades realizadas, respetivamente, no âmbito da comunicação e expressão e do português.
Picture story books are currently quite used and are part of children's everyday lives. Thanks to their specific characteristics, these books allow children to develop many personal, cognitive and linguistic skills, providing them with essential tools to interpret and organize meanings. This paper aims at exploring the subject of picture story books and is divided in two parts. First, it presents a theoretical framework of the subject, reflecting on the concept of picture story books, their main characteristics and their importance to children’s development, as well as their potential within the Portuguese Language, Preschool Education and Primary School. Second, it describes the supervised teaching practice that was undertaken on Pre-school Education and Primary School, highlighting the activities focused on communication and expression and the Portuguese language, respectively.