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Comunicação estratégica e direção de comunicação

Author(s): Balsa, Carlos Alberto Guedes

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/8693

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Comunicação organizacional; Recursos intangíveis; Direção de comunicação; Direção de comunicação; Dircom; Comunicação Estratégica; Imagem corporativa


Description

Nos dias de hoje as organizações procuram, cada vez mais, mostrar uma imagem positiva para os cidadãos; esse facto faz com que a comunicação organizacional seja cada vez mais uma ferramenta de grande valor na nova dinâmica mercadológica inaugurada pelo advento das novas tecnologias e pela expansão da atividade do setor terciário. Pode-se por isso inferir que o maior desafio para a área da Comunicação no presente contexto será o de afixar um valor adicional à imagem global da organização. Neste particular aspeto, deve-se contemplar as implicações sociais, tecnológicas e mercadológicas aportadas para a Comunicação no decorrer do estabelecimento de uma sociedade da informação, tal como nos é referido por Alsina (2001: 23-37). No seu estudo, depreendemos como o modelo social e cultural emergente trouxe novas necessidades que motivaram a readaptação dos paradigmas comunicacionais. O relacionamento sociológico e psicológico do indivíduo e a dinâmica ambiental do contexto da organização, por exemplo, começam a inaugurar novas vias exploratórias de investigação. A comunicação reverte-se, eminentemente, no meio gestor de relacionamentos e associações. Sob este de fundo explanam-se, cada vez mais, os conceitos de Direção de Comunicação ou a figura do Dircom cujo objeto da atividade por excelência de materializa na Comunicação Estratégica. O presente trabalho procura enquadrar a importância da Comunicação Estratégica no contexto organizacional, partindo da revisão da literatura até ao momento publicada e ilustrar a importância deste conceito através da descrição das tarefas desenvolvidas pelo aluno durante o seu estágio curricular.

Nowadays organizations search, more and more, to transmit a positive image to citizens; such fact makes organizational communication an increasingly tool of great value for the new market dynamic, instituted by the advent of new technologies and the expansion of the tertiary sector. Therefore, one may infer the greatest challenge for the field of Communication as being the affixation of an additional value to the image of a given organization. In this given point, one should consider the social, technological and market implications brought forward for Communication in the course of the establishment of a society of information, as mentioned by Alsina (2001: 23-37). In his studies, we may surmise the needs raised by the emerging social and cultural models, which motivated the re-adaptation of the communication concerning paradigms. The sociological and psychological relationship of the individual and the environmental dynamic surrounding the organization, for example, are beginning to inaugurate new exploratory paths of investigation. Eminently, Communication becomes the mean for managing relationships and image association processes. This is the background upon the concept of Communication Management - or the figure of the Dircom – is becoming steadily implanted, dealing with Strategic Communication as the prime subject of its ongoing activity. This report searches to frame the importance of Strategic Communication in organizational context, by reviewing the literature so far published and by illustrating the importance of this concept by describing the activities developed by the student during its curricular internship.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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