Detalhes do Documento

A estratégia escolar perante a cultura de inovação e mudança

Autor(es): Martins, Fernando Farinha cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/3016

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Gestão de estabelecimentos de ensino; Organização escolar; Mudança; Inovações educativas; Cultura organizacional; Estratégias da educação; Strategy; Innovation; Change; Leadership; Organizational Learn-ing


Descrição
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta“A estratégia escolar perante a cultura de inovação e mudança” foi o tema que trabalhamos na nossa investigação, cujo principal objetivo foi: identificar e compreen-der as estratégias desenvolvidas pelo diretor da escola, no sentido de implementar uma cultura de inovação, de mudança e a consequente melhoria contínua do ensino. Utilizamos um modelo concetual centrado na estratégia escolar e estritamente ligado a quatro outros domínios, como sejam a inovação, a mudança, a liderança e a aprendizagem organizacional. Na investigação usamos uma metodologia qualitativa, através de um estudo de caso, cujo método principal na recolha de dados foi o inquérito por entrevista semi-estruturada com guião, aplicado a quatro professores criteriosamente seleccionados. Além das entrevistas, fizemos recolha e análise documental e observação direta em diversos contextos, formal e informalmente. Pela análise dos dados recolhidos, permite-nos concluir que a escola tenta neste momento adaptar-se a um novo contexto, estabelecendo novas estratégias e fazendo apelo à participação dos seus recursos humanos, numa intenção clara de manter o estatuto qualitativo que conquistou. A escola incorporou até ao momento comportamentos de liderança que promoveram a abertura e a inclusão, a partilha e a colaboração, a valorização e a recompensa, através de um conhecimento efetivo da organização e das pessoas que a compõem. A liderança tem-se manifestado forte, mas com rosto, praticando relações de proximidade. Através desse conhecimento adquirido informalmente ou formalmente, foi possível potenciar o crescimento profissional, apoiando projetos de desenvolvimento inovadores e de aperfeiçoamento contínuo.“The strategy towards school culture of innovation and change” was the theme we worked in our research and its main goal was: identify and understand the strategies developed by the school principal in order to implement an innovation culture of change that would result in the continuous teaching improvement. We used a conceptual model based in the schooling strategy and strictly connected to four other domains such as innovation, change, leadership and organizational learning. During the research we used a qualitative methodology through a case study, which main method in data collection was the semistructured interview using a script applied to four carefully selected teachers. Besides the interviews, we have made a documental collection and analysis as well as direct observation in several contexts formally and informally. According to the data collected, we may conclude that from this moment on, school is trying to adapt to a new context, establishing new strategies and appealing to the participation of its human resources with the clear intention of maintaining the qualitative status it has conquered. School has so far incorporated leadership behav-iors that promoted opening and inclusion, sharing and collaboration, appreciation and reward, through an effective knowledge of the organization and the people within. Leadership has strongly expressed, but with a face, and practicing close relationships. By this knowledge acquired either informal or formally, it was possible to potentiate the professional growth, support development, innovating projects and continuous improvement.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Neves, Cláudia
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo