Document details

A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva

Author(s): Pinheiro, Joaquim António

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/3495

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Bibliotecas escolares; Professor bibliotecário; Trabalho colaborativo; Escola; Necessidades educativas especiais; Educação inclusiva; School library; Teacher librarian; Special education; Collaborative work


Description

Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta

A biblioteca escolar pode e deve fazer a diferença, fomentando o gosto pelo livre acesso ao conhecimento, contribuindo para formar potenciais utilizadores de outras bibliotecas, capazes de utilizar diferentes ferramentas de trabalho na sua integração no meio profissional e social. A evolução das conceções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno no processo ensino/aprendizagem. Aprender é procurar, pesquisar, questionar, tratar informação e saber aplicá-la no contacto com o mundo que nos rodeia. Assim, todos os alunos devem ser incentivados para a utilização da biblioteca escolar, não como atividade marginal ou secundária, mas como estando no centro do desenvolvimento curricular e formativo. A biblioteca escolar apresenta-se hoje como um centro de recursos informacionais e parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, tornando-se responsável, em grande medida, pela promoção e desenvolvimento das competências de leitura e literacia, que permitirão aos alunos, a integração efetiva e profícua na sociedade do conhecimento. O trabalho colaborativo, nomeadamente entre o professor bibliotecário e os restantes professores da escola, incluindo os que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais, surge também nos novos paradigmas educacionais como promotor de mudança na escola, fomentando práticas educativas inovadoras, tornando-se fator de desenvolvimento profissional e de construção de comunidades de aprendizagem. Tendo em consideração o contexto descrito, o nosso estudo, desenvolvido no concelho de Amarante, pretendeu analisar o modo como os professores de educação especial e os professores bibliotecários perspetivam a biblioteca escolar no âmbito do trabalho com os alunos com necessidades educativas especiais.

The school library can make a difference by promoting free access to knowledge. Therefore the school library also develops users’ skills enabling them to exploit other kinds of libraries and different sorts of tools that could be integrated into their professional and social environment. Current pedagogical theories have increased the role of the student in the teaching/learning process. Learning is based on searching for, questioning, handling and applying information in real world scenarios. In this sense, all students should be encouraged to use the school library instead of considering it as a marginal or secondary activity since it is at the center of the learning curriculum. Currently, the school library is considered a center of information resources and a vital part of the teaching/learning process. The SL is largely responsible for the promotion and development of literacy and reading skills that will allow an effective and fruitful integration of students into the knowledge society. Collaborative work between the teacher librarian and other teaching staff, including those who work with students with special needs, can be considered within the new educational paradigms as a changing element for schools, fostering innovative educational practices while contributing to the development of professional skills and learning communities. In this sense, this study is based on examining the conceptions of special education teachers and teacher librarians perceive the scholar library at Amarante municipality in the context of working with students with special educational needs.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Bastos, Glória
Contributor(s) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents