Document details

A influência do e-learning no capital humano

Author(s): Mansos, Luís Manuel Santa

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/3528

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Ensino a distância; Elearning; Conhecimento; Recursos humanos; Bens intangíveis; Ensino superior; Alunos; Países de expressão portuguesa; África; Tertiary distance learning; ICT; Human capital; ODS::04:Educação de Qualidade; ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas


Description

Tese de Doutoramento em Gestão na especialidade de Recursos Humanos apresentada à Universidade Aberta

Na Europa e nas últimas décadas do Século XX, a emergência da Sociedade de Informação veio impor às organizações a necessidade de que, para além das inovações tecnológicas, haja uma preocupação relativamente aos bens intangíveis como a informação, as novas metodologias de trabalho e o know how (Batista, 2002). Paralelamente a estas inovações, as Instituições de Ensino Superior têm contribuído para a evolução do Capital Humano, como ativo intangível intrínseco ao Homem. Em Portugal e no contexto do Ensino/Formação a Distância parecem continuar a existir, ainda, em algumas instituições, problemas de identificação, e de descriminação das vantagens no que concerne à estrutura aberta e flexível, com o estudante/formando a ter algumas dificuldades em adaptar o seu perfil e interesses profissionais ao tipo de aprendizagem que mais se lhe adequa. O e-learning surge como um método de Ensino/Formação a Distância, só possível com a especificidade dos processos pedagógicos e em complementaridade com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma vez que são estas que lhe dão o suporte necessário à sua concretização. O e-learning ao proporcionar novas formas de comunicação, de interação e de confronto de ideias, permite uma aprendizagem baseada na partilha de saberes, tendo em consideração as experiências e os objetivos profissionais dos formandos. Dentro destes pressupostos, achámos importante fazer uma investigação a partir de Instituições de Ensino Superior Portuguesas, de modo a percebermos qual o papel e a influência que o e-learning desempenha nos objetivos das organizações académicas em geral e no Capital Humano dos seus Estudantes/Formandos em particular. A partir da questão da investigação foram definidos os objetivos e hipóteses de investigação de modo a que ao ser enunciada uma metodologia esta englobe fatores que foquem os elementos necessários à confirmação, ou não, dos pressupostos enunciados. Foi analisada documentação diversa, criado um questionário e conduzidas entrevistas, de modo a obter e potenciar a informação necessária e suficiente para o efeito. A recolha de dados para posterior análise e os resultados depois de interpretados, permitirão responder aos propósitos expressos desde o início da investigação.

In the last decades of 20th century in Europe, the emerging information society, besides a need for technological innovations, has imposed to organizations a concern about intangible goods, such as information, new working methodologies and know how (Batista, 2002). In addition to these innovations, higher education institutions have been contributing to the development of Human Capital, as an intangible asset intrinsic to the Individual. In Portugal, in what distance learning/training is concerned, it seems that in some institutions, issues related to the identification and distinction of advantages of the flexible and open structure, still remain, with students/trainees having some difficulties in adapting their profiles and professional interests to the learning type that best suits them. E-learning emerges as a distance learning/training method, only possible due to the specificity of pedagogical processes and as complementary to the Information and Communication Technology (ICT), since this is what gives the necessary support to its execution. By providing new ways of communication, interaction and ideas confrontation, e-learning allows for an apprenticeship based on knowledge sharing, taking into account the trainees’ experiences and professional aims. Drawing on these assumptions, we considered it important to conduct a research in some Portuguese higher education institutions, in order to understand the role and influence that e-learning has in academic organizations at large and in the Human Capital of their students/trainees in particular. The aims and hypotheses of the research were derived from the research issue in such a way that the adopted methodology would include factors focused on the necessary elements to confirm, or not, such assumptions. Various documents were analyzed, a questionnaire was designed and interviews were conducted, in order to obtain and maximize the necessary and sufficient information to this end. Later analysis of the collected data and the ensuing interpretation of the results will allow us to meet to the purposes set since the beginning of the research.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Maria do Rosário; Oliveira, Teresa
Contributor(s) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents