Document details

As escolas e o Programa Rede de Bibliotecas Escolares : um estudo sobre os processos de desenvolvimento das bibliotecas integradas na RBE

Author(s): Pereira, Angelina Maria Martins Rodrigues

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/575

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Bibliotecas escolares; Estudo de casos; Informação/bibliotecas,papel; Rede de Bibliotecas Escolares; Sociedade da informação


Description

Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta

O trabalho de investigação aqui apresentado tem como objectivo central procurar traçar um quadro evolutivo de dezasseis bibliotecas escolares, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) Num primeiro momento, apontamos algumas das linhas de força que caracterizam a actual sociedade de informação, para uma melhor contextualização da missão e objectivos das bibliotecas escolares. Fazemos o levantamento de alguns dos mais importantes estudos internacionais e nacionais realizados nesta área. Traçamos, brevemente, o historial da implantação e evolução da Rede de Bibliotecas Escolares e apresentamos algumas razões justificativas do papel que as bibliotecas desempenham na promoção do sucesso educativo. Com os dados colhidos através de um questionário por nós concebido e aplicado em 2006 e com aqueles recolhidos através de um questionário lançado pelo Gabinete da RBE em 2000, fazemos uma análise comparativa, tendo como referência parâmetros de qualidade definidos internacionalmente e adoptados pelo Programa da RBE e apresentamos as conclusões que nos pareceram mais evidentes e pertinentes

This research has a main goal: pointing out the evolution of sixteen school libraries, integrated in the School Libraries Network (RBE). Firstly, we point out some of the main strengths which characterize the information society in order to present a better contextualization of school libraries mission and main goals. We briefly present some of the most important international and national research works undertaken in this area. We present the historical background of the Portuguese school libraries network (Rede de Bibliotecas Escolares) and present some of the main reasons concerning the relationship between school libraries and school achievement as well. With the information gathered from our own inquiry launched in 2006 and the inquiry launched by RBE in 2000, we built up comparative charts, taking into account the international and national indicators of quality and we present a whole set of conclusions we consider more important

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Bastos, Glória
Contributor(s) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents