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Das competências legais às práticas organizacionais do director de turma: estudo de caso

Author(s): Martins, João Manuel Ferreira

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/657

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Competência; Diretor de turma; Organização escolar; Papel do professor; Planeamento e administração da educação; Professores; Relações professor-aluno


Description

Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta

Resumo - Este trabalho incide num estudo de caso acerca das competências legais e das práticas organizacionais do director de turma em que a questão de partida foi “Como encaram os directores de turma as competências legais que lhes são atribuídas, como as concretizam e com que dilemas se confrontam no seu quotidiano profissional?”. Da análise das leituras exploratórias resultou um enquadramento teórico constituído por quatro pontos fundamentais. Em primeiro lugar, fala-se acerca da escola como uma organização com acção normativa. O meio envolvente da escola permite falar sobre a cultura emergente e a autonomia da organização educativa. O projecto curricular de turma assume um carácter marcadamente indispensável pelo facto de se reportar à forma como são descritas e projectadas todas as acções específicas para uma determinada turma, em cada ano lectivo. Um segundo ponto da análise teórica remete para as competências legais atribuídas aos professores, directores de turma, coordenadores de directores de turma e dirigentes de associações de pais/encarregados de educação. No terceiro ponto, analisam-se as competências e as práticas organizacionais atribuídas aos professores, de onde se destaca a gestão e negociação/mediação de conflitos. Por último, o quarto ponto enquadra o exercício da competência nas escolas pela qualidade da combinação ou da articulação de todos os seus elementos. A metodologia ou trabalho de campo deste estudo de caso consistiu na combinação de um inquérito por questionário aplicado à totalidade dos professores directores de turma de quatro escolas básicas de 2º e 3 ciclos de dois concelhos, com entrevistas realizadas a directores de turma, coordenadores de directores de turma e, representantes/dirigentes da associação de pais/encarregados de educação. Foi entrevistado um elemento representativo de cada função descrita por instituição, em ambos os concelhos. A investigação decorreu no ano lectivo 2004/2005. O estudo refere, de entre outras, as seguintes conclusões: - As funções atribuídas aos Coordenadores dos Directores de Turma não respondem às necessidades do sistema educativo; - Ao nível da legislação, o poder dos professores em geral, e do director de turma em particular, não está adequado às necessidades da realidade educacional; - A formação dos Directores de Turma precisa de ser repensada e reestruturada, principalmente ao nível da elaboração do Projecto Curricular de Turma; - O Projecto Curricular de Turma por estar a ser elaborado a partir de outros é uma “ inutilidade pedagógica”; - Os pais na sua maioria não conhecem os seus direitos e deveres, enquanto encarregados de educação; - A mediação é considerada uma mais-valia na resolução de conflitos entre os vários actores da comunidade educativa

Résumé - Ce travail survient d’une étude de cas au sujet des compétences légales et des pratiques organisationnelles du directeur de classe dont la question de départ a été « Comment est-ce que les directeurs de classe font face aux compétences légales qui leur sont attribuées, comment les concrétisent-ils et quels sont les dilemmes avec lesquels ils se confrontent à son quotidien professionnel ?». De l’analyse des lectures exploratrices a résulté un encadrement théorique constitué de quatre points fondamentaux. D’abord, on parle de l’école comme une organisation d’action normative. Le moyen enveloppant de l’école nous permet de parler sur la culture émergente et sur l’autonomie de l’organisation éducative. Le projet de classe prend un caractère tout à fait indispensable, à cause de concerner la forme comme, chaque année scolaire, pour une classe déterminée toutes les actions spécifiques sont décrites et elaborees. Un deuxième point de l’analyse théorique remet aux compétences légales attribuées aux professeurs, directeurs de classe, coordinateurs de directeurs de classe et aux dirigeants d’associations de parents/chargés d’éducation. Au troisième point, on analyse les compétences et les pratiques organisationnelles attribuées aux professeurs, dont la gestion et la négociation/médiation de conflits sont en évidence. Finalement, le quatrième point encadre l’exercice de la compétence dans les écoles par la qualité de la combinaison ou de l’articulation de tous leurs éléments. La méthodologie ou travail de champ de cet étude de cas a été la combinaison d’une enquête à chaque questionnaire posé à la totalité des professeurs directeurs de classe dans quatre écoles élèmentaires de 2 ème et 3 ème cycles de deux communes, avec des entrevues réalisées à des directeurs de classe et représentants/dirigeants de l’association de parents/chargés d’éducation. En toutes les deux communes, un élément représentatif de chaque fonction décrite par institution, a été interviewé. L` étude a été fait pendant l`année scolaire 2004/2005. L’étude a finit, parmi d´autres, les conclusions suivantes: - Les fonctions attribuées aux Coordinateurs des Directeurs de Classe ne correspondent pas aux besoins du système éducationnel; - Au niveau de la législation, le pouvoir des professeurs, en général, et du directeur de classe, en particulier, n’est pas ajusté aux nécessités de la réalité éducationnelle; - La formation des Directeurs de Classe a besoin d’être repensée et restructurée, surtout au niveau de l’élaboration du Project de Classe; - Le Project de Classe être à être élaboré à partir d'autres est une “inutilité pédagogique”; - La plupart des parents ne connaissent ni leurs droits ni leurs devoirs, pendant qu’ils sont chargés d’éducation; - La médiation est considérée un atoût consistant dans la résolution de conflits entre les plusieurs acteurs de la communauté éducative

Abstract - This work fits in a case study concerning the tutor’s (Class Directors) legal competencies and organizational practice, starting from the question «How do tutors deal with their legal competencies, how do they materialize them and what problems do they face in their professional life? » From the analysis of exploratory readings it came out a theoretical frame consisting of four basic points. First the school is seen as an organization with a normative action. The school surroundings allow us to talk about the emerging culture and the autonomy of the educative organization. The class curricular project is something remarkably indispensable because it refers the way how specific actions to a specific class are described and performed. A second point of the theoretical analysis refers to the teachers’ legal competencies, tutors, tutors’ coordinators and the parents’ association leaders. In the third point we analyse the teachers’ competencies and organizational practice, pointing out the management of conflicts. Finally, the fourth point fits in the exercise of school competence through the quality of combination of all its elements. In this case study the methodology consisted in the combination of a questionnaire inquiry applied to all the tutors from four basic schools of 2nd and 3rd cycles of two municipalities, interviews to tutors, to tutors’ coordinators and to parents’ association leaders. An interview was made to each element representing the institutions in both municipalities. The investigation happened in the school year 2004/2005. So the study concludes, among other things that: - The functions assigned to the Tutors’ coordinators do not answer the necessities of the educative system; - Concerning legislation, the power of teachers in general and of tutors in particular do not adjust the necessities of the educational reality; - The formation of tutors needs to be rethought and reorganized, mainly at the level of Class Curricular Project; - The Class Curricular Project by elaborated part of others is a “pedagogical uselessness”; - Most parents do not know their rights and duties; - Mediation is very important in conflict resolution among the several elements of the educative community

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, Mariana da Conceição
Contributor(s) Repositório Aberto
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