Document details

Resolução de conflitos: perspectivas dos alunos do 4º ano do Concelho de Arruda dos Vinhos

Author(s): Oliveira, Raquel Alexandra Duarte

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/667

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Alunos; Educação; Perceção; Relações escola-aluno; Relações professor-aluno; Resolução de problemas


Description

Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta

Resumo - Falar da gestão de conflitos é cada vez mais complexo, uma vez que a sociedade está em constante mutação e a escola tem de conseguir responder adequadamente a isso. Cada vez mais a sociedade é constituída por indivíduos com interesses pessoais, valores e atitudes antagónicas, levando a situações conflituosas, que são transportadas para o seio da comunidade educativa. Uma vez que é quase impossível a inexistência de conflitos, visto ser algo próprio do ser humano, fazendo parte do seu crescimento moral e emocional, a Escola deve-se preocupar em ensinar aos alunos estratégias positivas que apelem à participação activa das partes em conflito na resolução do mesmo. A presente investigação teve como objectivo fazer um levantamento exaustivo sobre o conflito, natureza, tipologias e diferentes formas de o resolver nas escolas do 1º ciclo do concelho de Arruda dos Vinhos. Depois de uma revisão bibliográfica e de fazer uma análise do contexto estudado, recorreu-se a uma investigação de natureza quantitativa em que se administrou um questionário aos alunos do 4º ano de escolaridade. Com a investigação concluiu-se que existem conflitos nas escolas, mas que têm vindo a diminuir, ocorrendo essencialmente nos recreios/campo de jogos. No que diz respeito às origens dos conflitos existentes, de acordo com Deutsch (1973), deve-se ao facto de os alunos quererem ter controlo sobre os recursos. Os conflitos que existem em maior quantidade são os de relação/comunicação (Torrego, 2003) (insultos, agressões físicas, ameaças). Os alunos abordam, na sua maioria, as situações de conflito com a atitude de compromisso e colaboração, e habitualmente receiam confidenciá-los a terceiros, pois têm medo de sofrer represálias. Dos alunos inquiridos, a sua maioria gostaria de aprender estratégias de resolução de conflitos e desejava que fossem os alunos a resolver os seus próprios conflitos

Résumé - Parler de la gestion de conflits est de plus en plus complexe, vu que la société est en constante mutation et l’école doit réussir à répondre correctement à cela. De plus en plus, la société est constituée par des personnes avec des intérêts personnels, valeurs et attitudes antagoniques, en prenant à des situations conflictuelles, qui sont transportées dans le sein de la communauté éducative. Il est presque impossible l’existence de conflits, vu que c’est un caractère propre à l’être humain, faisant partie de sont développement morale et émotionnel, l’École doit s’inquiéter d’enseigner aux élèves des stratégies positives qui fassent appel à la participation active des parties en conflit dans la résolution du même. Présente recherche a eu pour objectif faire une enquête exhaustive sur le conflit, une nature, typologies et différentes formes de lui décider dans les écoles élémentaires de la commune d’Arruda dos Vinhos. Après une révision bibliographique et de faire une analyse du contexte étudié, il s’est fait appel à une recherche de nature quantitative où s’est administré un questionnaire aux élèves du CMI (4eme année). Avec la recherche il s’est conclu qui existent des conflits dans les écoles, mais qu’ils sont venus à diminuer, en se produisant essentiellement aux récréations/champ de jeux. En ce qui concerne les origines des conflits existants, conformément à Deutsch (1973), il se doit au fait des élèves vouloir avoir contrôle sur les ressources. Les conflits qui existent dans la plus grande quantité sont de relation/communication (Torrego, 2003) (insultes, agressions physiques, menaces). Les élèves abordent, dans leur plupart, les situations de conflit avec une attitude d’engagement et de collaboration, et habituellement ils craignent la confidence à des troisièmes, donc ils ont peur de souffrir des représailles. Parmi les élèves enquêtés, leur majorité aimerait apprendre des stratégies de résolution de conflits et désiraient qu’ils fussent les élèves à décider leurs propres conflits

Abstract - Due to the constant mutations in our society, the discussion about conflict management is becoming a very complex subject, to which school must respond in a suitable way. Society is increasingly composed by individuals with different values, attitudes and personal interests that lead to conflict situations and influence the educational community. Conflict is almost impossible to eradicate because it’s inherent to the human being, is a part of it’s moral and emotional growth, so school must be concerned with teaching the students, positive strategies that appeal to an active participation of the those who take part in the conflict, in order to resolve it. The main objective of the present investigation was to gather exhaustive information about conflict, namely, the type of conflict, it’s nature and different ways to solve it at the 1st grade schools of arruda dos vinhos. After doing bibliographical review and analysing the studied context, we used a quantitative investigation made through a questionary given to 4th grade students. Our investigation concluded that school conflict occurs mainly in the playground /field game, and that it has been diminishing. According to Deutsch (1973), in what concerns the origins of the existing conflicts, they are due to the fact that students want to control resources. Relationship/communication conflicts are the most frequent ones (torrego, 2003) (insult, physical aggression, threats). Most students approach conflict situations with a compromise and cooperation attitude, and are usually afraid to confide in others for fear of reprisals. Of the inquired students, most of them would like to learn about conflict resolution strategies in order to resolve their own conflicts

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Grave-Resendes, Lídia
Contributor(s) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents