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Utilização das ferramentas e programas de concepção de conteúdos interactivos das novas tecnologias e a Internet pelos professores de inglês do 2º e 3º Ciclos do Distrito de Beja

Author(s): Fernandes, João Jardim

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/748

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Educação multimédia; Ensino de línguas; Interatividade; Internet; Língua inglesa; Novas tecnologias; Tecnologia da informação e comunicação; Pedagogy; New technoloies; English as a foreign language; Software; Communication tools; Interactive content production software; Education and interactivity


Description

Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta

O presente estudo pretende identificar, clarificar e evidenciar o ponto de situação de uma investigação sobre a rentabilização pedagógica e efectiva utilização das Novas Tecnologias e da Internet que é feita pelos professores de Inglês do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do distrito de Beja e posteriormente tentar resolver eventuais dificuldades e implicar os professores num futuro pedagogicamente mais orientado para as potencialidades da tecnologia inter e transdisciplinarmente. Que ferramentas tecnológicas utilizam? De que forma utilizam-nas? A que outros recursos recorrem para ensinar aos seus alunos? A Internet? De que forma? Quando? Com que frequência? A metodologia encarna um estudo de população, que corresponde ao total de professores de Inglês do 2º e 3º ciclos do distrito de Beja. Este estudo refere-se a dois anos lectivos: 2005/2006, em que será aplicado o questionário inicial e 2006/2007, em que irá ser aplicado o questionário final Os objectivos do estudo visam duas fases: numa primeira fase faremos uma descrição geral e completa de cada uma das variáveis presentes - vertente descritiva. Numa segunda fase, e no intuito de conhecermos a rentabilização global e pedagógica das ferramentas e programas de concepção de conteúdos interactivos das novas tecnologias e da Internet feita pelos professores de Inglês numa vertente quantitativa e qualitativa. Os principais resultados apontam para uma maioria qualificada do sexo feminino com mais do que dez anos de tempo se serviço e com alguma formação na área das tecnologias que reconhecem as ferramentas de comunicação e a Internet como ferramentas de validade global e local, mas num plano mais pessoal visto que num plano educacional as perspectivas são de alguma interesse desconfiado em ferramentas de reconhecida qualidade, mas de utilização complexa que pode complicar mais do que ajudar o que despolta receios e anseios na sua efectiva utilização apesar de terem a noção que são já um parte integrante da nossa vida pessoal e da comunidade escolar. As conclusões apontam para uma emergente consciencialização das potencialidades da Internet e das ferramentas de comunicação no contexto pessoal e educativo com alguma desconfiança da sua aplicabilidade em contexto escolar por receios e inseguranças por falta de formação mais especializada na área em questão com recurso às tecnologias

La présente étude prétend identifier, clarifier et mettre en lumière le point de situation d'une recherche sur la rentabilité pédagogique et la réelle utilisation des Nouvelles Technologies et de l'Internet, réalisée par les enseignants d'Anglais des 2ème et 3ème Cycles de l’Enseignement Basique du district de Beja. Postérieurement, se prétend aussi essayer de solutionner des éventuelles difficultés et d'engager les enseignants dans un avenir pédagogiquement plus dirigé vers les potentialités de la technologie inter et transdisciplinaire. Quels outils technologiques utilisent-ils? De quelle façon les utilisent-ils? Quels sont les autres ressources qu’ils utilisent pour l’enseignement? L’Internet ? De quelle façon ? Quand ? Quelle est la fréquence de son utilisation? La méthodologie incarne une étude de population, qui correspond au total des enseignants d’Anglais du 2ème et du 3ème cycles dans le district de Beja. Cette étude se rapporte à deux années scolaires : 2005/2006, où sera appliquée l’enquête initiale et 2006/2007, où sera appliqué l’enquête finale. Les objectifs de l'étude visent deux moments: dans un premier moment nous ferons une description générale et complète de chacune des variables présentes – le niveau descriptif. Dans un second moment, et avec l'intention de connaître la rentabilité globale et pédagogique des outils et des programmes de conception de contenus interactifs des nouvelles technologies et de l'Internet réalisée par les enseignants de l’Anglais au niveau quantitative et qualitative. Les principaux résultats indiquent une majorité qualifiée du sexe féminin avec plus de dix ans d’expérience professionnelle et avec quelque formation dans le domaine des technologies qui reconnaissent les outils de communication et l’Internet comme des outils de validité globale et locale, mais plutôt dans un plan personnel une fois que dans un plan éducationnel les perspectives sont d’un certain intérêt méfiant dans des outils de qualité reconnue, mais d'utilisation complexe ce qui peut plus contribuer à compliquer qu'à aider, créant des craintes et des désirs dans sa réelle utilisation, même si reconnaissent déjà qui constituent une partie intégrante de notre vie personnelle et de la communauté scolaire. Les conclusions notent une émergente prise de conscience des potentialités de l'Internet et des outils de communication dans le contexte personnel et éducatif avec une certaine méfiance de leur applicabilité dans le contexte scolaire par des craintes et des insécurités, faute de formation plus spécialisée dans le domaine concerné avec recours aux technologies

The present study intends to identify, clarify and show the state of art of an investigation on the pedagogical asset and effective usage of the New Technologies and the Internet that is done by the English teachers in the district of Beja and later intend to resolve any difficulties and imply the teachers necessity in a future pedagogically more orientated to the potentials of the new technologies within English language and on a cross curriculum level. What technological tools do they use? In which ways are they used? What other resources do they use to teach their students? The Internet? In which ways? When? How often? The methodology is a population case study corresponding to the English teachers of the 2nd and 3rd Ciclos of Public Schools in the district of Beja. The study will cross two school years, namely 2005/2006 where an initial trial questionnaire will be tested and 2006/2007 the final application of the questionnaire. The objectives of the case study have two stages: a first one in which a general and complete description of all the variables will be laid down, that is, the descriptive stage; and the second one is to gain knowledge of the global usage of interactive contents brought by the new technologies and the Internet done by the English teachers in a quantitative and qualitative measure. The main results focus a majority of the female teachers with an educational experience of over ten years and with some kind of training in the field of technologies and they can recognize the communication tools and the Internet as globally and locally valid, but on a more personal level for on an educational level the forecasts are of an unsecured and misleading assurance of the renowned qualitative tools of some complexity in its use that might trouble more than help, which fires up anxiety and fears in their effective usage although they are sure on the notion that these are integrated tools of our personal life and that of the scholar community. The conclusions direct us to an emerging conscientiousness of the main potentialities if the Internet and the communication tools at a personal and educational level but holding back on the issue of its applicability on a wider scholar context based on fears and uncertainties due to the lack of qualified training in the specific area with technological tools at hand

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mendes, António Quintas
Contributor(s) Repositório Aberto
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