Author(s): Moreira, Darlinda
Date: 2004
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/8462
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Jogo; Matemática; Brincar; Pré-escolar; Família
Author(s): Moreira, Darlinda
Date: 2004
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/8462
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Jogo; Matemática; Brincar; Pré-escolar; Família
Jogar e brincar são atividades humanas praticamente tão antigas como o próprio homem e que se encontram relacionadas com a génese da atividade Matemática. Depois de analisar a universalidade e intemporalidade do jogar e do brincar, apresentando, sumariamente, algumas das suas especificidades, este capítulo analisa como jogos, paradoxos e puzzles se encontram relacionados com a Matemática em múltiplos aspetos. Nomeadamente, vamos observar como vários tipos de passatempos e outras atividades recreativas têm acompanhado o desenvolvimento da Matemática e do processo educativo, fazendo parte da atividade lúdica, e das práticas domésticas e escolares que contribuem para o desenvolvimento matemático do ser humano e da criança em especial.