Document details

O que há de novo na escola nova? : o quotidiano na organização e gestão de um Centro Escolar do 1º Ciclo

Author(s): Fernandes, Ana Paula dos Santos Pereira

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11150

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 371


Description

Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional)

Este trabalho incide sobre o estudo do quotidiano da organização e gestão de um Centro Escolar, a Escola Nova, visando mapear eventuais rupturas entre as práticas da escola tradicional do 10 ciclo e as desta nova estrutura organizativa do Sistema Educativo Português. De modo a conhecer detalhadamente este objecto de estudo, foi realizado um estudo de caso que englobou a aplicação de entrevistas semi-estruturadas à Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas em que se insere o Centro Escolar, ao Presidente da Autarquia respectiva, à Coordenadora do Conselho de Docentes do 10 Ciclo, à Coordenadora do Conselho de Docentes Titulares de Turma do 10 Ciclo, à Coordenadora do Estabelecimento do Centro Escolar, a quatro Docentes do 10 Ciclo que trabalham no Centro Escolar, à Educadora do Jardim de Infância do Centro Escolar; e inquéritos por questionário aos docentes do 10 Ciclo que trabalham no Centro Escolar e aos Docentes dos 20 e 30 Ciclos e Ensino Secundário que desenvolvem actividades em par pedagógico com Docentes do 10 Ciclo no Centro Escolar. Esta estratégia de investigação englobou ainda análise documental e de conteúdo. Para iluminar a leitura dos dados empíricos recolhidos, aplicámos os modelos de análise burocrático e anárquico. Os dados obtidos nesta investigação caracterizam o Centro Escolar estudado como uma escola favorecedora das aprendizagens dos alunos e do trabalho colaborativo dos docentes, permitindo uma outra prática pedagógica e de gestão que consegue responder melhor à necessidade de heterogeneidade do acto educativo. No entanto, os docentes apontam também para a necessidade de delegação de competências para esta nova estrutura organizativa, quer ao nível dos Agrupamentos, quer ao nível do Sistema Educativo central.

This investigation focuses on the daily organisation and management of a School Center, the New School, and it attempts to point out possible discontinuities between the traditional primary school and this new structure in the Portuguese Educational System. To acknowledge the object of this investigation, a case study with semi-structured interviews was carried out to various people: the President of the School Board where the School Center is enclosed, the Mayor of the town, the Coordinator of Primary School Teachers, the Coordinator of the School Center, four Teachers who work at the School Center, and the Kindergarten Teacher who works at the School Center; moreover, questionnaires were answered by Primary Teachers who work at the School Center and by Grade and High School Teachers who carry out activities in pedagogical cooperation with the Primary Teachers in the School Center. This investigative strategy also included documental and content analysis. To highlight the acquired empirical data, bureaucratic and anarchic models were applied. The acquired data characterises the studied School Center as a school with an environment which enriches the learning process for students and improves the collaborative work for teachers, allowing a different pedagogical and management approach which better answers the needs of the heterogeneity of education. However, teachers highlighted the need to further delegate competency to the new structure, away from the School and from the Central Educational System.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Eugénio Alves da
Contributor(s) Universidade do Minho
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