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Desenvolvimento de um objecto de aprendizagem “A casa ergonómica e amiga do ambiente” para alunos do 10º ano do Ensino Profissional Secundário : um estudo de caso

Author(s): Rito, José Augusto Chaves Veloso

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11409

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 377; 37.031:504; 504:37.031


Description

Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)

O presente trabalho tem como finalidade abordar novas estratégias de ensino e aprendizagem a implementar no contexto dos cursos profissionais capazes de aumentar a motivação e o sucesso dos alunos na sua futura vida profissional. Neste contexto foi desenvolvido de raiz um Objecto de Aprendizagem (OA) destinado a alunos do 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Construção Civil – Condução de Obras (TCO) e que teve três princípios básicos que presidiram à sua elaboração: 1) Sensibilizar os alunos para a importância do fenómeno eco-ambiental na indústria de construção e engenharia civil. 2) Proporcionar uma aprendizagem sequencial dos conteúdos programáticos tendo em conta a ergonomia da construção e seu dimensionamento relativo. 3) Tirar partido da ludicidade do software como forma de motivar os alunos para a aprendizagem da disciplina de TCO. Na componente conceptual, abordamos a problemática da organização curricular e Formação Profissional em Portugal e na Europa, como forma de contextualizar a necessidade de se desenvolveram estratégias pedagógicas inovadoras que tirem partido do potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação e preparem os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida. Em termos metodológicos, o estudo empírico adoptou o formato de um estudo de caso. Participaram no estudo 12 alunos de uma turma do curso de TCO que utilizaram o Objecto de Aprendizagem em contexto de sala de aula ao longo de um mês e meio. Para a recolha de dados foram utilizados diversos instrumentos como seja: grelha de análise, questionários de opinião (pré e pós-teste), grelha de observação e diário de bordo. Os dados obtidos foram analisados recorrendo-se a técnicas de análise estatística descritiva bem como de técnicas de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem concluir que os alunos apreciaram o trabalho realizado com o OA, que este proporcionou uma maior motivação para a aprendizagem, facilitando a execução dos ante-projectos previstos no programa da disciplina. Da mesma forma, podemos verificar que a manipulação do OA permitiu que os alunos desenvolvessem maior autonomia e confiança no desenvolvimento dos seus trabalhos conduzindo a um maior empenho e interesse pela disciplina.

This present dissertation aims to address new teaching and learning strategies to be implemented in the context of professional courses, striving to increase the motivation and success of students in their future working life. As such, a new Learning Object (LO) has been developed from scratch, aimed at 10th grade students of the Civil Construction Technician – Construction Conductor Professional Course (CTC), which had three basic principles that guided its development: 1) Providing students with the proper sensitivity towards ecological and environmental phenomena in the construction industry and civil engineering. 2) Providing a sequential learning of program content keeping in mind the ergonomics of construction and its’ relative dimension; 3) Taking advantage of the software’s playfull nature as a way to motivate students in learning CTC. In terms of concept, we address the issue of Curriculum Organization and Professional Training in Portugal and Europe as a way to contextualize the need to develop innovative educational strategies that take advantage of the potential of Information and Communication Technologies and prepare students for a lifelong learning process. Methodologically, the empirical study adopted the structure of a case study. Thirteen students of a CTC class, using the Learning Object in indoor classes during one and a half months participated in the study. For the collection of data several tools were used, such as: analysis grid, opinion questionnaire (pre and post-enquiry), observation grid and logbook. The obtained data was analyzed using the techniques of descriptive statistics and of content analysis. The results showed that students appreciated the work done with the LO, which provided a greater learning motivation, facilitating the elaboration of construction plants that were established in the official curriculum. Similarly, we can see that by handling the LO, students were enabled to enhance their autonomy and confidence in developing their projects, which led to a greater commitment and interest for the course.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coutinho, Clara Pereira
Contributor(s) Universidade do Minho
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