Document details

O programa "Para Lá do 9 Ano!" : aplicação junto de um grupo de alunos mais capazes

Author(s): Antunes, Ana Maria Pereira ; Almeida, Leandro S.

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/13255

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Educação para a carreira; Programa de intervenção vocacional; Alunos mais capazes


Description

A intervenção vocacional aparece, inevitavelmente, associada ao trabalho do psicólogo escolar, constituindo uma referência importante da sua actividade profissional. Ainda que esta forma de intervenção se realize, diversas vezes, em grupo deve contemplar a individualidade e as características de grupos específicos. Com a realização deste trabalho pretendemos apresentar o programa de orientação vocacional “Para lá do 9º ano!” e reflectir sobre a sua aplicação, no 3º período do ano lectivo, junto de um grupo de alunos a frequentar o 9º ano de escolaridade numa Escola EB2,3. Este grupo é constituído por 14 alunos, que num estudo anterior, realizado quando frequentavam o 6º ano de escolaridade, foram sinalizados como alunos mais capazes, tomando critérios de avaliação ao nível da criatividade (TPCT), da cognição (BPR-5/6), da inteligência geral (TIG-1) e do rendimento académico (notas escolares). Seguimos uma abordagem mais qualitativa ao analisarmos as suas expectativas e crenças face ao desenvolvimento escolar e profissional, e ao caracterizarmos as suas preferências e o processo de tomado de decisão. A generalidade destes alunos pretende ingressar no Ensino Superior, optando por inscrever-se no Ensino Secundário em Cursos Científico-Humanísticos, mais precisamente em Ciências e Tecnologias. Terminamos, numa perspectiva de desenvolvimento de carreira, com algumas reflexões em relação ao percurso educativo destes alunos e da organização do sistema educativo.

APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

CIPSI - Centro de Investigação em Psicologia

Copissaurio

Freemap

Pastelarias Dume

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents