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Representação da vinculação e problemas de internalização e externalização em crianças de idade escolar em contexto de toxicodependência parental

Author(s): Muchata, Teresa de Ascensão Frade

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/19751

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 159.97


Description

Tese de doutoramento em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica)

O objectivo central do nosso estudo prende-se com a caracterização e exploração dos preditores da representação da vinculação e dos problemas de internalização e de externalização em crianças com idade escolar, filhas de toxicodependentes em recuperação. Trinta crianças e seu pai ou mãe toxicodependente participaram na presente investigação. Variáveis do contexto da toxicodependência, sintomatologia psicopatológica, memórias dos adultos em relação a práticas educativas, na infância e adolescência, e dimensões da vinculação adulta e componentes dos padrões de vinculação ansiosa foram avaliadas no caso dos progenitores. Por seu turno, as crianças foram avaliadas em termos de representação da vinculação e de problemas de internalização e de externalização. Por fim, a qualidade da interacção diádica pai/mãe-criança foi também analisada, em contexto de jogo estruturado. No que diz respeito à qualidade da representação da vinculação das crianças encontrámos um predomínio da vinculação insegura (73.3%), comparativamente com a vinculação segura (26.7%). A interacção diádica revelou-se como o melhor preditor da qualidade da vinculação, sendo que melhor qualidade da interacção diádica está associada à segurança da vinculação. Quanto aos problemas de internalização e de externalização, estes são preditos pela psicopatologia parental, no sentido em que maior sintomatologia psicopatológica corresponde a mais perturbações de internalização e externalização. Adicionalmente, mais problemas de internalização são preditos por menor percepção de disponibilidade e recurso à figura de vinculação, dimensão da qualidade da vinculação do progenitor. Por seu turno, mais problemas de externalização estão associados a menor duração do tratamento do progenitor.

Abstract The main aim of this study is to characterise and explore predictors of the attachment representation and internalization and externalization problems in school-age children with parents who are recovering from drug addiction. Thirty children and their father or mother participated in this research. Variables linked to the drug addiction context, psychopathological symptoms, memories of adults in relation to rearing behavior in childhood and adolescence, adult attachment dimensions and components of anxious attachment were evaluated in the adults. The children were assessed in terms of representation of attachment, and of internalization and externalization problems. Finally, the father/mother - child dyadic interaction was evaluated in the context of structured play. As far as the quality of representation of attachment is concerned, in our sample we found that insecure attachment was prevalent (73.3%), in comparison with secure attachment (26.7%). The quality of the dyadic interaction was the best predictor of children’s attachment representation, with higher quality of dyadic interaction being associated with secure attachment. Internalization and externalization problems are predicted by parental psychopathology, in the sense that higher levels of psychopathology are linked to greater internalization and externalization. Additionally, greater internalization is predicted by the lower perception of availability and recourse to the object of attachment. In turn, externalization can be predicted by the longer treatments.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Carla
Contributor(s) Universidade do Minho
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