Document details

O ensino da língua portuguesa na China: caracterização da situação actual e propostas para o futuro

Author(s): Zheng Shanpei

Date: 2010

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/21944

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 806.90:372.88; 372.88:806.90


Description

Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação

No contexto actual, marcado pelo desenvolvimento das relações entre a China e diversos países estrangeiros, especialmente no âmbito do apoio dado pela China aos países africanos e da cooperação com a América Latina, torna-se cada vez mais premente a formação de pessoas que conheçam a língua portuguesa. Por isso, nestes últimos anos, surgiram mais universidades que abriram cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa na China. Até ao ano 2000, em toda a China, só 3 universidades tinham cursos de licenciatura em Língua Portuguesa. Actualmente, são 10. Com o aumento acelerado deste tipo de cursos na China, surgiram também problemas. O ensino da LP na China não é sistemático e imita o ensino de outras línguas estrangeiras. Nesta tese, analisam-se as condições em que se procede ao ensino de português nas universidades chinesas, pondo em relevo os pontos fortes e os pontos fracos de tal actuação e procurando dar pistas para a superação das situações de fracasso neste domínio. Este trabalho pretende constituir um auxiliar para o desenvolvimento dos cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa na China.

Starting from discussions about international relations between China and Portuguese-speaking countries, this dissertation mainly elaborates on the fact that, with the support of China's assisting-Africa policy and under the effect of further development of China-Latin American relations, it is becoming increasingly urgent and important to have more Portuguese-speaking people. After 2000, more and more Chinese universities have started under-graduate courses for Portuguese, which changes the number of universities with Portuguese courses from 3 to 10. Problems come up with the above phenomenon. The under-graduate Portuguese courses in China have not met the requirement of systematic teaching, and Portuguese teaching courses in the majority of universities are imitating that of other foreign languages. This dissertation will analyze in detail the current situation of Portuguese teaching in China, point out existing problems and shortcomings and try to find ways to improve. Besides, we hope that this dissertation can help us to understand better the need in the development of future under-graduate Portuguese teaching in China.

本文以中国与葡语国家关系的论述为起点,阐述在中国援非政策 的支撑和中拉关系日益发展的影响下,葡语人才的培养变得日益迫切 和重要。2000 年以来,越来越多的中国大学开设了葡语本科课程, 使开设该课程的院校由3 所增至10 所。 由于开设葡语本科课程院校的激增,问题也随之而来。中国的葡 语本科教学还未达到系统教学的要求,大部分学校都是模仿其它语种 进行葡语课程教学。本论文将详细分析中国葡语教学现状,指出存在 的问题与不足,并试图找出改进方法。 此外,希望本论文在促进未来中国葡语本科教学的发展方面起到 抛砖引玉的作用。

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moreira, Maria Micaela Ramon
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents