Detalhes do Documento

Blogues escolares no ensino básico: análise do tipo de mensagens e das linguagens utilizadas

Autor(es): Dias, Carina Maria Ramos

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23742

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): 371.68; 681.324


Descrição

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)

As ferramentas da Web 2.0 tornaram-se instrumentos potencialmente motivadores na promoção das aprendizagens e usadas em contexto educativo podem desenvolver nos alunos competências essenciais, como o pensamento crítico, a comunicação, a compreensão, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a partilha de conhecimentos. Educar para uma sociedade tecnológica e científica, assente nos novos media e nas diferentes formas de linguagem com o objectivo de atingir uma educação mais significativa, colaborativa e construtivista, é a fonte inspiradora deste trabalho. Esta investigação analisou dezasseis blogues escolares de quatro áreas disciplinares distintas, nomeadamente os Multidisciplinares, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Matemática. Para o efeito criou-se uma grelha de análise que permitiu, entre outros aspectos, identificar e caracterizar o blogue escolar e descrevê-lo relativamente ao tipo de mensagem, à linguagem utilizada e à finalidade educativa subjacente. Numa segunda fase foi desenvolvido um guião de entrevista para se inquirir quais as principais expectativas e motivações dos autores dos blogues na concretização deste projecto. Os resultados obtidos revelaram que os tipos de mensagens mais utilizados foram a divulgação da actividade e evento (267) com a finalidade de reportar a actividade, seguindose a de conteúdos (164) para expor o conteúdo, avisos e notícias (119) para divulgar informações e tarefas a realizar (113). Ao nível da linguagem verificou-se que a mais frequente é a combinação do texto e imagem (571). A área disciplinar que apresenta uma maior dinâmica comunicacional quer ao nível das mensagens publicadas (553), quer ao nível das linguagens (10), é a Multidisciplinar. A análise das onze entrevistas realizadas aos autores dos blogues permite-nos concluir que as principais motivações e expectativas foram essencialmente divulgar e partilhar trabalhos, implementar as novas tecnologias de informação, motivar e interagir com os alunos e desenvolver competências essenciais e específicas. Em geral, os blogues escolares foram considerados ferramentas promotoras de interacção, comunicação e construção conjunta de conhecimento, que fomentam a aprendizagem significativa e construtivista do ensino.

The Web 2.0 tools are potentially motivating tools in promoting learning and used to develop in students essential skills such as critical thinking, communication, understanding, problem solving, collaborative work and knowledge sharing. Educating for a scientific and technological society, based on new media and on different forms of language with the aim of achieving a more meaningful, collaborative and constructivist education, is the inspiration of this work. This research analysed sixteen school blogs of four distinct subject areas: Multidisciplinary, Portuguese, Natural Sciences and Mathematics. For this purpose it was created an analysis grid which allowed to identify and characterize the school blogs, and to describe it in terms of the type of post, the underlying educational purpose, and the language used. In a second phase, an interview script was developed to inquire the main expectations and motivations of the authors of the blogs in achieving this project. The results revealed that the more frequent types of posts were the dissemination of activities and events (267) for the purpose of reporting activity, followed by content (164) to expose the content, notices and news (119) to disclose information and the tasks to be performed (113) to propose tasks. In terms of language it was found out that the most frequent is the combination of text and image (571). And the subject area that presented a more dynamic communication both in terms of posts (553), and in terms of languages (10), is Multidisciplinary. The analysis of the eleven interviews carried out to the authors of blogs allowed us to conclude that the main motivations and expectations were essentially disseminate and share the work, implement new information technologies, motivate and interact with students and develop core and specific skills. In general, blogs were considered educational tools that promote interaction, communication and joint construction of knowledge that foster meaningful learning and constructivist teaching.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Contribuidor(es) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo