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Trajetórias escolares atípicas : o impacto da bolsa de mérito no projeto de vida dos estudantes

Author(s): Santos, Lídia Maria da Silva Calvão Morgado dos

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24520

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 378.18; 378.2


Description

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)

A presente dissertação resultou de uma investigação realizada numa escola secundária pública e incidiu sobre as trajetórias escolares de sucesso de estudantes apoiados pela Ação Social Escolar e beneficiários da Bolsa de Mérito. Trata-se de um estudo descritivo/ interpretativo que aborda a relação entre a atribuição daquele prémio e a construção, por parte dos estudantes, de percursos escolares atípicos de diferenciação positiva pelo mérito. Ancorada em teorias sociológicas de autores de referência no campo da Sociologia da Educação, esta pesquisa procurou identificar e discutir os fatores e os processos que condicionam a construção de trajetórias escolares de sucesso (não esperado) de estudantes originários de famílias com baixos níveis de escolaridade, com dificuldades económicas e com profissões pouco qualificadas. O desenvolvimento da investigação inspirou-se no paradigma construtivista. Em função dos objetivos que a sustentaram, enveredou por uma metodologia predominantemente qualitativa, com recurso ao método de estudo de caso. Reuniu algumas histórias de vida e utilizou o inquérito por questionário, a entrevista e a análise documental como as principais técnicas de recolha das evidências. Procedimentos de triangulação foram privilegiados na análise dos dados. Concluiu-se que o universo do estudo, constituído por estudantes provenientes de famílias de baixo capital económico e cultural, revelou percursos escolares de inusitado sucesso, contrariando aquilo que estatisticamente seria o mais provável. A Bolsa de Mérito, quer no contexto pessoal do beneficiário, quer mesmo no da própria família e ainda, mais difusamente, o clima de escola, mostraram-se determinantes na estruturação daqueles percursos inesperados. O reforço da autoestima e da autoconfiança constituiu-se como catalisador determinante do sucesso, contribuindo para a construção de uma imagem positiva da escola, enquanto instituição facilitadora da mobilização social ascendente. Reforço simbólico, potenciador de mais motivação para a rutura com o estatuto socialmente atribuído, resultante das difíceis histórias de vida.

This dissertation was the result of a research carried out in a state high school and focused on the successful school trajectories of students who were supported by the School Social Action and Merit Scholarship beneficiaries. This is a descriptive/interpretative study which deals with the relationship between the award of that prize and the construction, on the part of students, of atypical school routes of positive differentiation through merit. Anchored in sociological theories of reference authors in the field of Sociology of Education, this research sought to identify and discuss the factors and processes that influence the construction of successful educational trajectories (not expected) of students from families with low schooling levels, economic difficulties and low-skilled professions. The development of this research was inspired by the constructivist paradigm. In the light of the objectives that supported it, it went through a predominantly qualitative methodology, using the case study method. It gathered some life stories and used the survey, interview and documental analysis as the main techniques for evidence collection. Triangulation procedures were privileged in the analysis of the data. It was concluded that the universe of study, consisting of students from families of low economic and cultural inheritance, revealed unusual successful school pathways, contrary to what statistically would be the most likely. The Merit Scholarship, both in the personal context of the beneficiary or even in his own family, and even more pervasively the school climate, proved to be fundamental in the structuring of those unexpected pathways. The strengthening of self-esteem and self-confidence constituted itself as a decisive catalyst for success by contributing to building a positive image of the school as an institution facilitator of ascendant social mobilization. This symbolic reinforcement proved to trigger more motivation to break up with the socially assigned status resulting from their difficult life stories.

Ce travail est le résultat d’une enquête réalisée sur une école secondaire publique et il est axé sur les trajectoires de réussite scolaire des élèves pris en charge par l'action sociale et les bénéficiaires des bourses de mérite scolaire. Il s'agit d'une focalisation descriptive / interprétative sur le rapport entre l’attribution de la prime et la construction, de la part des étudiants, de parcours scolaires atypiques de différenciation positive par le mérite. Fondée sur les théories sociologiques des auteurs majeurs dans le domaine de la Sociologie de l'Education, cette recherche a cherché à identifier et à analyser les facteurs et les processus qui influencent la construction des trajectoires scolaires de succès (qui n’étaient pas attendues) des élèves issus de familles ayant un faible niveau d'éducation, aussi bien que des difficultés économiques, développant du travail dans des domaines sous- qualifiés. Le développement de la recherche a été inspiré par le paradigme constructiviste. D’après les objectifs qui ont soutenu cette recherche, elle a été développée selon une méthodologie essentiellement qualitative, en utilisant la méthode d’étude des cas. Des histoires de vie ont été recueillies et elles ont été analysées par des enquêtes par questionnaire, des interviews et par des documents comme principales techniques de quête de preuves. Des procédures de triangulation ont aussi été privilégiées dans l'analyse des données. On a conclu que l'univers de l'étude, composé d'étudiants issus de familles dont le capital économique et culturel était bas, a révélé des parcours scolaires caractérisés par un succès inattendu, en opposition à ce qui était statistiquement prévu. La bourse de mérite, que ce soit dans le contexte personnel du bénéficiaire, ou même dans leur propre famille et, de manière plus diffuse, le climat de l'école se sont avérés décisifs dans la structuration de ces chemins inattendus. Le renforcement de l'estime de soi et la confiance en soi constitue un facteur déterminant du succès, en aidant à construire une image positive de l'école en tant qu'institution qui soutient la mobilisation sociale ascendante. Il s’agit d’un renforcement symbolique, capable d’accroître la motivation pour rompre avec le déterminisme du statut social attribué, résultant de récits de vies difficiles.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Torres, Leonor Lima
Contributor(s) Universidade do Minho
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