Document details

Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios

Author(s): Coelho, Ana Rafaela da Costa

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28884

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Comunicação; Linguagem oral; Linguagem escrita; Consciência fonológica; Communication; Oral language; Written language; Phonological awareness; 372.46; 373.2


Description

Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar

O presente relatório expõe e analisa o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de jardim de infância e de creche no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pre Escolar. Este Projeto teve como finalidade promover a comunicação e a linguagem oral das crianças nos dois contextos e ampliar o interesse pela escrita, no Jardim de infância. Neste último contexto, a intervenção pedagógica desenvolvida conferiu à consciência fonológica um papel de relevo enquanto processo que opera a ligação entre a linguagem oral e a descoberta da escrita. Baseado nestes propósitos, a intervenção procurou adequar-se à especificidade de ambos os contextos e neste sentido, foram desenhadas estratégias que fossem sensíveis às necessidades e interesses das crianças. A leitura de histórias e a criação de momentos de diálogo foram estratégias privilegiadas em Creche. Em Jardim de Infância, procurou-se criar momentos de conversação, incentivar as crianças a reflectirem sobre a linguagem oral através de tarefas de consciência silábica e fonémica, jogos de palavras, rimas, travalínguas e adivinhas e da exploração de diversas formas de escrita. A intervenção pedagógica desenvolvida em ambos os contextos permitiu identificar alguns ganhos na aprendizagem das crianças com destaque, na creche, para um evidente envolvimento das crianças nas situações de interação e de conversação entre pares e com os adultos e na crescente curiosidade em torno do meio envolvente. Em Jardim de Infância constatou-se uma maior sensibilidade das crianças quanto à estrutura sonora das palavras, uma atenção especial aos seus modos de expressão oral e escrita e uma evolução das suas competências neste domínio.

The present report exposes and analyses a pedagogical intervention project developed in kindergarten and Nursery in the sphere of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education Master. This Project aimed to encourage children’s communication and oral language in both contexts and increase the interest of written in Kindergarten. The pedagogical intervention that was developed in Kindergarten gave to phonological awareness a major role as a process that operates the connection between the oral language and writing discovery. Based on these purposes, the intervention tried to adapt to the specificity of both contexts and in this sense, strategies that were sensitive to children’s needs and interests were designed. Reading stories and creating dialogue moments were privileged strategies in Nursery. In Kindergarten we tried to encourage children to reflect, in a conscious way, about oral language through syllabic and phonemic awareness tasks, word games, rhymes, tongue twisters and riddles as well as through several writing forms exploration. The pedagogical intervention developed on both contexts helped identify some earnings in children’s learning, especially in Nursery, to an evident involvement of children in interaction and conversation situations among peers and with adults and growing curiosity about the environment. In Kindergarten we witnessed a greater sensitivity of children on the words sound structure, a special attention to their oral and written expression and their skills development in this area.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents