Document details

WikiScore: uma ferramenta tecnológica no ensino das Ciências Musicais

Author(s): Marinho, Teresa Augusta Carneiro

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28978

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 78:372.878; 372.878:78; 371.68


Description

Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música

Este Relatório de Estágio reporta-se à implementação, na Academia de Música José Atalaya, em Fafe, do Plano de Intervenção Pedagógica denominado “WikiScore: uma ferramenta tecnológica no ensino das Ciências Musicais”, dirigido aos 15 alunos do 2º grau de Formação Musical e aos 4 alunos do 6º grau de História da Cultura e das Artes, no ano letivo 2012-2013. O Plano de Intervenção Pedagógica teve duas componentes: (1) investigativa, incidente sobre o papel das ferramentas tecnológicas enquanto instrumentos de motivação para a aprendizagem musical, na contribuição para o sucesso da aprendizagem da História da Cultura e das Artes e Formação Musical e de que forma a WikiScore se pode tornar uma ferramenta didática no âmbito das disciplinas de História da Cultura e das Artes e Formação Musical; (2) pedagógica/curricular, composta pela lecionação planeada de 5 aulas (15 horas letivas) inseridas no programa oficial do 6º grau de História da Cultura e das Artes e de 4 aulas (8 horas letivas) inseridas no programa oficial do 2º grau de Formação Musical, tendo por objetivo a prática de planificação, gestão de aula e lecionação (em sala de aula) de conteúdos programáticos, em função das metodologias e estratégias adotadas para o ensino/aprendizagem da História da Cultura e das Artes, bem como a utilização de múltiplos materiais didáticos. Estas duas componentes foram realizadas na frequência do curso de Mestrado em Ensino de Música, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, tendo sido depois aplicadas na Academia de Música José Atalaya, durante o estágio profissional. O projeto tinha como objetivos centrais, através da WikiScore, motivar os alunos para a aprendizagem musical; utilizar a WikiScore enquanto estratégia didática nas Ciências Musicais, otimizando a aprendizagem dos alunos; promover o trabalho cooperativo e colaborativo presencialmente e online; avaliar a perceção dos alunos sobre o uso de ferramentas tecnológicas nas aulas de música de um modo geral e em particular da WikiScore. O presente Relatório de Estágio encerra dois anos de formação profissional na área do Ensino de Música, o primeiro ano de fundamentos e o segundo de prática efetuada na Academia de Música José Atalaya, que me permitiram desenvolver conhecimentos, competências e atitudes fundamentais à docência nesta área.

This Internship Report refers to the implementation, at the Academy of Music José Atalaya in Fafe, of the Pedagogical Intervention Plan called “WikiScore: a technological tool in the teaching of Musicology”, directed to 15 students of the 2nd degree of Musical Formation and 4 students of the 6th degree of Culture’s History and Arts, in the academic year 2012-2013. The Pedagogical Intervention Plan had two components: (1) investigative, incident on the role of technological tools as a means of motivation for music learning, in contributing to the success of learning Culture’s History and Arts, and Musical Formation and how the WikiScore can become a tool for teaching within the subjects of Culture’s History and Arts and Musical Formation; (2) teaching/curriculum, composed by planned teaching for 5 classes (15 hours of instruction) inserted in the official program of the 6th degree of Culture’s History and Arts and 4 classes (8 hours of instruction) inserted in the official program of the 2nd degree of Musical Formation, has an objective to practice planning, class management and teaching (in classroom) program content, according methodologies and strategies adopted for the teaching/learning of the Culture’s History and Arts, as well as the use of multiples teaching materials. These two components were made in the frequency of the Master in Music Education at the Institute of Education, University of Minho, after having been applied at the Academy of Music José Atalaya during the traineeship. The project had as main objectives, through WikiScore, motivating students to music learn; WikiScore use while teaching strategy in Musicology, optimizing student learning; promote cooperative and collaborative work person and online; assess the students' perception on the use of technological tools in music classes in general and in particular the WikiScore. This Internship Report contains two years of professional training in the Music Education, the first year of foundation and the second the practice performed at the Academy of Music José Atalaya, which allowed me to develop knowledge, skills and fundamental attitudes to teaching in this area.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lessa, Elisa Maria
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo