Document details

Fatores influenciadores da escolha do par estabelecimento-curso para os estudantes de cursos da área de engenharia

Author(s): Barros, David André Moreira Lopes de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/29427

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 378


Description

Dissertação de mestrado em Serviços de Informação

Todos os anos ingressam nas universidades milhares de estudantes provenientes do concurso nacional de acesso ao ensino superior, o que se traduz num evento de enorme impacto social. Estes estudantes são posteriormente alocados de acordo com a sua nota de candidatura e as suas preferências no que toca ao par estabelecimento-curso. Os acessos ao ensino superior irão influenciar sobremaneira as tomadas de decisão por parte da gestão universitária/direção de curso, nomeadamente o número de vagas a oferecer para cada curso, a estratégia de definição de cursos, o regime do curso, a tipologia do ciclo de estudos e a publicitação do mesmo nos variados níveis de âmbito geográfico. Apesar das estatísticas oficiais fornecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), nem sempre é possível retirar os indicadores relevantes para uma boa tomada de decisão, pelo que esse processo não deverá ser feito manualmente devido à sua complexidade e extensão. Apesar de úteis, os dados oficiais são deveras insuficientes e não se coadunam com as necessidades das instituições em fundamentar os seus processos de tomada de decisão. As instituições que oferecem cursos de ensino superior possuem necessidades específicas no que concerne à otimização dos cursos, tais como alocação de recursos e cumprimento de enquadramentos legais. Torna-se assim premente avaliar os fatores que irão influenciar os estudantes na sua escolha por um par estabelecimento-curso assim como compreender as diferentes variáveis que estão relacionadas com essa mesma atribuição de influência. Por outro lado, torna-se útil avaliar a influência atribuída aos diferentes métodos de divulgação sobre o par estabelecimento-curso bem como avaliar a influência das diferentes fontes de informação no qual a gestão universitária se baseia aquando dos seus processos de tomada de decisão. No âmbito dos sistemas de informação, exige-se uma resposta ágil e em conformidade por parte das instituições, resposta essa que poderá e deverá ser dada por um sistema de análise dos acessos ao ensino superior que permita a geração automática de relatórios que irão auxiliar e fundamentar os processos de tomada de decisão por parte da gestão universitária, para o qual esta dissertação de mestrado espera contribuir significativamente.

Every year thousands of students earn their entry to universities through the national contest of access to higher education, which translates in a major social impact within the country. These students are allocated in different degrees and universities according to their previous average grade and their preferences towards the relation between establishment-course. The process of access to higher education will greatly influence the decisions made by the management of universities/courses relating to the number of places to be offered for each course, the strategy towards the definition of these courses, the schedules, the typology of studies and the distribution of these in terms of its geographical aspects. Even with the consultation of the official statistics on the listings for entrance on the various universities, provided by the Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), it isn’t always possible to come to a conclusion on the relevant indicators for an accurate decision, so it is safe to assume that this process shouldn’t be made manually due to its complexity and length. Not denying its utility, the official data provided is deemed insufficient with the needs of the institutions in justifying its decision making process. The institutions that offer higher education courses have a specific and urgent need to optimize processes such as resource allocation and its legal parameters. It becomes essential to evaluate the factors that influence students in their choice between establishment-course and to understand the different variables that determine this attribution. On the other hand, it becomes useful to evaluate the importance of the different methods used in the divulgation of this establishment-course correlation as well as determine the importance of the different sources of information in which the universities base the decision making process. Regarding information systems, it is required an agile and adequate response by the institutions, and that response can and should be given by a data analysis system of the access to higher education process, which will allow an automatic generation of reports in order to aid and justify the decision making process made by the management tier of the different universities, in which this Master’s thesis hopes to significantly contribute.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Reis, L. P.; Vasconcelos, Rosa
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo