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Ensino das ciências no ensino básico, numa perspetiva IBSE: o ar

Author(s): Portela, Paula Cristina Gonçalves

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/35636

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 53:372.853; 372.853:53; 373.3; Ciências Naturais::Ciências Físicas; Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)

Esta dissertação assenta na necessidade de refletir acerca da prática profissional enquanto docente de Físico-Química. Efetua-se a análise da implementação, em sala de aula, de atividades experimentais no âmbito da Física, no 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico, sustentada na investigação numa perspetiva Inquiry Based Science Education (IBSE). Apresenta-se uma metodologia de ensino das Ciências baseada na investigação, identificando problemas que nos incitam a pesquisar, debater, explorar, experimentar, observar, concluir e comunicar. É avaliado o seu contributo para o aumento da literacia científica, autonomia, criatividade e desenvolvimento integral de cidadãos ativos críticos e responsáveis. Este estudo resulta de uma intervenção pedagógica onde o docente assume um papel de orientador, acompanhando os procedimentos, discutindo e incutindo os conceitos científicos que pretende que os seus discentes assimilem. O tema escolhido foi - o Ar, partindo da sua existência e percorrendo algumas das suas caraterísticas, uma vez que é muito fácil abstrairmo-nos da sua existência, por ser invisível, embora dependamos dele para sobreviver. A qualidade do ar, relacionada com a poluição atmosférica, integra os conteúdos abordados na disciplina de Estudo do Meio, nos 3.º e 4.º anos de escolaridade do 1.º ciclo, o que também foi determinante para a escolha deste tema. Este estudo desenhado para alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico, teve uma dupla função: - sensibilizar os alunos para as atividades experimentais numa perspetiva IBSE, através da realização de experiências elementares, mais viáveis concetualmente e mais desafiadores para a resolução de problemas que envolvem o quotidiano; - consciencializar o docente, indicando-lhe outra perspetiva do que deve ser o trabalho prático e a sua atividade letiva, refletindo, com o intuito de a ajustar e renovar.

This dissertation is based on the need to reflect on professional practice as a teacher of Physics and Chemistry. The execution of experimental activities in the classroom is analysed in the context of Physics, in the 4th grade (Basic Learning Cycle) of Elementary School, and sustained on an Inquiry Based Science Education (IBSE) in this research. It presents a methodology of teaching science based on research, identifying problems that prompt us to research, discuss, explore, experiment, observe, conclude and report. Its contribution to the increase of scientific literacy, autonomy, creativity and integral development of critical, active and responsible citizens is assessed. This research results from a pedagogical intervention where the teacher plays a guiding role, following the procedures, discussing and promoting scientific concepts that students should assimilate. The assigned subject was - the Air, from its existence and going through some of its characteristics. It is very easy for us to abstract from its existence because it is invisible, although we depend on it for survival. The air quality, connected with air pollution, integrates the contents covered in Environmental Studies, taught in the 3rd and 4th years of Elementary School. This aspect was decisive for the choice of this topic. This study, aimed at students in the 4th grade of Elementary School, had a dual function: - make students understand the need to perform experimental activities in an IBSE perspective, by executing elementary experiments, conceptually more viable and challenging so that problems, involving everyday problems are solved; - raise teachers awareness, showing another perspective of what the practical work and its teaching should be, so there is reflection in order to adjust and renew.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Manuel F. M.
Contributor(s) Universidade do Minho
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