Document details

Transporte ativo: perceção e comportamentos de segurança no percurso de casa-escola de jovens do 11º e 12º anos: relatório de estágio

Author(s): Sampaio, Helena

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/35741

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Estágio profissional; Educação física; Transporte ativo; Segurança; Jovens; Traineeship; Physical education; Active transport; Safety; Young; 796:372.879.6; 372.879.6:796; 37.031:656; 656:37.031; Ciências Sociais::Ciências da Educação; Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

O Relatório de Estágio está enquadrado no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho, referente ao ano letivo de 2013/2014. Com o presente documento pretendo analisar, refletir e descrever o meu percurso na Prática de Ensino Supervisionada, enquanto professora estagiária de Educação Física. Desta forma, comecei por fazer um enquadramento pessoal e institucional da minha prática pedagógica, centrando-me nos objetivos, contextos e limitações visando uma melhor compreensão de todo o trabalho desenvolvido no estágio. A organização e a gestão do processo do ensino-aprendizagem foram desenvolvidas em diferentes pontos, englobando a atividade profissional de um professor a vários níveis. Comecei por abordar a conceção, de seguida o planeamento, posteriormente a realização e por fim a avaliação do ensino. Nesta área, foram descritas as diferentes estratégias de intervenção, que garantiram os saberes dos alunos no ensino da educação física, conduzindo ao sucesso e eficácia pedagógica. Tracei a minha forma de agir e intervir, demonstrando um importante papel na aquisição, fomentação e desenvolvimento de todo o tipo de valores de forma a atingir os meus objetivos. A área seguinte refere-se à participação na escola e relação com a comunidade escolar. Assim sendo, foram descritas todas as atividades e participações com o agrupamento e comunidade escolar, seguida sempre de uma reflexão. No desenvolvimento profissional e investigativo em Educação Física, surgiu um estudo sobre o transporte ativo onde dei especial atenção à perceção e comportamentos de segurança no percurso de casa-escola de jovens do 11º e 12º anos. A amostra é constituída por 151 alunos de uma Escola Secundária de Guimarães, sendo 84 (55,6%) do género feminino e 67 (44,4%) do género masculino. Verificou-se que o género masculino sente mais segurança, quando circulam de bicicleta, em relação ao género feminino, no entanto, efetivamente nenhum dos géneros realiza o percurso casa-escola de bicicleta.

This practicum report is part of the 2nd year of Master’s in Physical Education Teaching in the Elementary and Secondary School of the University of Minho, referring to the academic year 2013/2014. The aim of this paper is to analyze and describe my journey in supervised practice teaching as a physical education teacher trainee. Thus, I began by making a personal and institutional framework of my pedagogical practice, focusing on my goals, contexts and constraints looking for a better understanding of all the work done during my training. The organization and management of the teaching-learning process were developed at different points, comprehending the teaching job at various levels. I have started by addressing the conception, then planning, later the performance and finally the evaluation of teaching. At this point, I described the different intervention strategies that ensured the knowledge of students in the teaching of physical education, leading to success and educational effectiveness. I reflected on my way of acting and intervening, showing an important role in acquiring, developing and fostering all sorts of values in order to achieve my goals. The next chapters focus on the participation at school and on the relationship with the school community. Thus, all activities and interests involving the school and school community were described, always followed by a reflection. In my professional development and investigation on Physical Education, I carried out a study on active transport which gave special attention to perception and safety behaviors in home-school commuting of 11th and 12th graders. The sample comprises 151 students from a secondary school in Guimarães, with 84 (55,6%) girls and 67 (44,4%) boys. It was found that boys feel safer riding bike compared to girls, however, none of them commute to school by bike.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Beatriz Oliveira
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents